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Como beneficiar da presença em Marketplaces B2C?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
Uma estratégia B2C bem estruturada permite às empresas a possibilidade de atingir 100% do seu mercado potencial e exibir e divulgar produtos, comunicações e promoções, com investimentos controlados.

Como beneficiar da presença em Marketplaces B2C?

Face à evolução dos tempos e consequente desenvolvimento das tecnologias e recursos à disposição da população em geral, as empresas devem reunir esforços para acompanhar a evolução e disponibilizar os seus produtos para que o consumidor possa realizar compras de maneira mais fácil e intuitiva. Diariamente mais de 4,54 mil milhões de pessoas têm acesso online dispondo de capacidade de compra através de um clique. É neste contexto que surgem as plataformas de venda online: pelo que as empresas/marcas devem encarar a evolução e o crescimento do mercado online como uma vantagem competitiva e um novo meio de fazer com que o consumidor adquira os seus produtos.

Conquistar uma fatia do mercado online é uma oportunidade para as empresas aumentarem os seus lucros, mas para isso é necessário entenderem como o devem fazer e que vantagens podem retirar deste investimento.

Investimento
A presença para venda no mercado online pode ser realizada de duas maneiras, através de uma loja online própria, onde a empresa é responsável por todo o processo de criação, gestão, publicidade e marketing da loja e onde, normalmente, só estão presentes os produtos da sua marca, ou através da presença numa plataforma de venda online, onde os pontos referidos anteriormente estão entregues aos responsáveis da plataforma e onde estão presentes outras marcas e por vezes outros segmentos de produto. Podemos rapidamente realizar uma comparação entre a vertente física e a vertente online e concluir qual das duas será a mais produtiva para uma empresa/marca na atualidade.

O investimento na abertura de uma loja física é considerável. Além dos processos burocráticos e legais envolvidos, ainda é preciso alugar/comprar e manter um imóvel, contratar funcionários, planear reformas periódicas e assim por diante. Já com o e-commerce, grande parte da infraestrutura necessária está online.

É mais barato e rápido investir numa loja virtual, com a vantagem de que esta pode ainda ser facilmente atualizada sempre que houver necessidade ou surgir a oportunidade. Neste cenário, os únicos investimentos em estruturas físicas estão ligados à logística, com local de armazenamento de mercadorias, contratos com fornecedores, escolha de transportadoras, etc.

Escala
Obviamente, todos os empresários têm como objetivo ver o seu negócio crescer. No entanto, garantir que o aumento das vendas não será acompanhado por um aumento proporcional dos custos pode revelar-se um desafio. Na prática, o objetivo não é apenas vender mais, é necessário que as vendas sejam mais lucrativas, pelo que será necessário vender melhor.

Numa plataforma B2C, o aumento do volume de transações, não implica diretamente um aumento dos custos operacionais, visto que as ferramentas utilizadas na gestão da mesma, são ferramentas de escala. Um gestor de uma plataforma de venda online, deve aumentar gradualmente e constantemente os recursos da plataforma com investimentos graduais e relativamente baixos, para não prejudicar o resultado financeiro das vendas da mesma.

Gestão
O sucesso da maioria dos negócios reside na forma como estes são geridos e na capacidade de gestão dos responsáveis. No caso das plataformas de venda online, estas possuem e disponibilizam aos seus associados ferramentas e processos digitais para simplificar e melhorar o processo de gestão das marcas/empresas.

É possível usar uma plataforma especializada para criar e gerir um e-commerce B2C com facilidade, adotar sistemas de gestão corporativa para ter uma visão global sobre o negócio, como no caso do ERP , ou mesmo um sistema digital de gestão de relacionamento com clientes (CRM ). Assim, tudo que é necessário para acompanhar o processo de gestão da empresa, detetar ameaças e oportunidades fica disponível e concentrado no mesmo local, com possibilidade de acesso através de um computador ou dispositivo móvel em tempo real.

Em tom de resumo, uma estratégia B2C, aliada a uma plataforma profissional e especializada neste campo, pode gerar muitos resultados positivos. As empresas conquistam assim a possibilidade de atingir 100% do seu mercado potencial, exibindo e divulgando todo o seu catálogo de produtos, comunicações e promoções e ao mesmo tempo, facilitando bastante a vida do cliente.

O World Footwear promoveu a realização do estudo "B2C marketplaces for fashion" que pode ser consultado AQUI.

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