A empresa Carité divulgou, no início do mês de outubro, o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade referente à atividade do ano de 2022 de modo a comunicar às suas partes interessadas os seus processos de gestão e o seu desempenho nos domínios da sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social.
O Relatório de Sustentabilidade da Carité (
http://www.carite.pt/Files/relat-sustent-carite-vfinal.pdf) foi elaborado com a colaboração do
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, no âmbito do
Projeto Erasmus+ DIA-CVET, e estruturado de acordo com as diretrizes da
Global Reporting Initiative, organismo internacional que estabelece linhas orientadoras para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade.
Neste documento, a empresa comunica para as partes (clientes, trabalhadores, fornecedores, comunidade local, entidades financeiras, entidades públicas) os seus processos de gestão e organização mais relevantes e a sua atividade e desempenho nos domínios Ambiental e de Responsabilidade Social.
O Pacto Ecológico Europeu, apresentado pela Comissão Europeia, introduz iniciativas para dinamizar investimentos sustentáveis o que deverá implicar uma comunicação estruturada e consistente da atividade, desempenho ambiental e social e dos riscos correspondentes do investimento das PMEs junto de entidades financiadoras. A utilização de Relatórios de Gestão tradicionais, suportados em informação económico-financeira torna-se, deste modo, insuficiente para comunicar o desempenho da empresa e para avaliar os riscos ambientais e sociais do investimento.
Cada vez mais na relação entre empresas de maior e menor dimensão e no acesso a investimentos, será determinante a existência de informação ambiental, social e de governança que demonstre uma gestão eficaz de riscos e suporte a estratégia de sustentabilidade das PMEs.
O Valor Estratégico do Relatório de Sustentabilidade na Indústria do Calçado
Para a generalidade das empresas da fileira do calçado a elaboração de Relatório de Sustentabilidade não é requisito legal, mas pode trazer vantagens significativas:
- Demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e transparência de gestão;
- Melhorar a reputação da empresa junto das partes interessadas;
- Dar a conhecer, junto de entidades investidoras, os riscos da atividade e dos investimentos projetados pela empresa no domínio ambiental e social, para além do domínio económico-financeiro;
- Induzir a melhoria de desempenho da empresa de modo sustentável nos domínios económico-financeiro, ambiental e social.
O CTCP apoia as empresas na realização de Relatórios de Sustentabilidade, promovendo a transparência e o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Para mais informações, por favor, contactar Rui Moreira (
[email protected])
O CTCP promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030