Notícias

Capacitação Avançada: O Couro do futuro

inscrições a decorrer

terça-feira, 30 de maio de 2023
CTCP Felgueiras: 13, 14,20 e 21 de junho
Inscrições a decorrer
Capacitação Avançada: O Couro do futuro

No âmbito do projeto BioShoes4all, o CTCP vai promover duas ações de capacitação (18 horas cada), com a designação "Capacitação Avançada: O couro do futuro", no CTCP em Felgueiras, entre as 14:30h e as 19:00h.

Objectivos:
- Conhecer o processo de curtimenta na sua globalidade, com enfoque nos processos mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.
- Conhecer os vários tipos de acabamentos do couro e respetivas alternativas mais sustentáveis.

- Compreender a configuração e potencialidades do couro do futuro.


CTCP Felgueiras: 13, 14,20 e 21 de junho  Inscrição AQUI

Horário: 14h30 -19h00

PROGRAMA
– Preparação do couro para o curtume: vertente prática do processo clássico versus processos mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.
– O processo de curtume: a prática do curtume com crómio e de alternativas mais sustentáveis com menor impacto ambiental.
– Tinturaria e sustentabilidade: aspetos práticos do processo de transformação da pele curtida em crust e avaliação do potencial para a sustentabilidade.
– Acabamento do couro e sustentabilidade: aspetos práticos do acabamento do couro e avaliação do potencial para alternativas mais sustentáveis.
– O couro do futuro e sua aplicação versus atualidade: o que será o potencial couro do futuro e a sua aplicação comparada com a dos tipos de couro atuais.

Formador: Alfredo Crispim

Professor do Departamento de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) de 1983 a 2021, tendo sido Professor Coordenador de 2000 a 2021, assumindo a Direção do Mestrado de Engenharia Química de 2007 a 2019, e tendo sido Investigador Responsável do Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) do ISEP de 2008 a 2020. Tem desenvolvido uma atividade científica muto ligada à indústria, em particular à indústria de curtumes na qual exerceu atividade técnica de 1979 a 2004 na Monteiro Ribas Indústrias, SA. Tem participado em diversas atividades científicas como: publicação de artigos, participação em conferências, coordenação de projetos com a indústria, tendo sido responsável por uma série de projetos no âmbito do Programa IDEIA, do Programa QREN e do Portugal 2020.

Destinatários: gestores, designers, técnicos de desenvolvimento do produto, técnicos  de sustentabilidade, entre outros ligados à gestão e marketing do produto. Prioridade para empresas do cluster do calçado. PRIORIDADE PARA EMPRESAS DO CLUSTER

A participação na formação é grátis, mas carece de inscrição AQUI. Número de inscrições limitado.


683

Voltar