O calçado português “está bom e recomenda-se”. É desta forma que a SAPO caracteriza o setor, em balanço à mais recente edição da ModaLisboa, que teve lugar no Moldo Studios, na capital portuguesa, no dia 4 de outubro.
Através da Portuguese Soul, uma iniciativa da APICCAPS que celebra 15 anos e que mostra como a tradição, o design e a sustentabilidade projetam o calçado português em todo o mundo, foi apresentada uma coleção que “traduz a vitalidade de um setor que continua a ser uma das bandeiras da economia nacional”.
Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS, a associação portuguesa do calçado, enalteceu a celebração do 15.º aniversário da Portuguese Soul, “um instrumento de comunicação capaz de apresentar a moda portuguesa como um todo, juntando calçado, vestuário e ourivesaria”, que funciona como plataforma de promoção internacional de Portugal.
Abordou ainda o estado do setor e apontou os caminhos a seguir. “Continua a ser fundamental apresentar a moda portuguesa numa perspetiva global, aproximando os criadores portugueses da indústria. É um trabalho que desenvolvemos há década e meia que faz todo o sentido”, afirma, assegurando que “a ModaLisboa é um parceiro estratégico, um veículo muito importante na promoção do país”.
A Portuguese Soul tem levado o calçado Made in Portugal além-fronteiras. “Estivemos em Paris com Willy Chavarria e Bianca Saunders, em Nova Iorque com quatro designers americanos, e em Londres em parceria com a London College of Fashion”, recorda.
Em 2025, a campanha “alcançou cerca de 90 milhões de pessoas em todo o mundo”. “O calçado português é reconhecido pelo seu design, pela sua qualidade e pelo seu saber-fazer, mas esta é uma aposta que temos de continuar a desenvolver. Levamos alguns séculos de desvantagem”, refere Paulo Gonçalves à SAPO.
Sobre a sustentabilidade, termo que está cada vez mais na ordem do dia, o porta-voz da APICCAPS esclarece que “a coleção apresentada nesta edição da ModaLisboa está integrada no projeto BioShoes4All, o maior investimento de sempre do setor e a maior prova da confiança no futuro”.
“É curioso verificar que 9 em cada 10 consumidores afirmam ter preocupações ao nível da sustentabilidade dos produtos que adquirem, nomeadamente na procura de materiais alternativos e de calçado de maior durabilidade”, finaliza.
Na ModaLisboa estiverem presentes marcas como Ambitious, Carlos Santos, Helena Mar, Leather Goods by Belcinto, Miguel Vieira, Sanjo, Penha e Valuni.
Leia o artigo completo da SAPO AQUI.
Luís Onofre em destaque
Ainda sobre o evento, a NiT escreve que o desfile da coleção de Luís Onofre, presidente da APICCAPS, “era um dos mais aguardados do dia”. “O designer consegue unir dois conceitos muitas vezes difíceis de cruzar: ter peças que seguem as tendências atuais, ao mesmo tempo que assumem um carácter intemporal”, lê-se.
Leia o artigo completo da NiT AQUI.
Foto: DR