Notícias

Calçado português nas passerelles das principais Semanas de Moda

Paris, Nova Iorque, Londres, Milão e Lisboa

Calçado português nas passerelles das principais Semanas de Moda

2025 ficará marcado como o ano em que o calçado português esteve representado, pela primeira vez, em todos os principais eventos de moda internacionais, entre os quais as Fashion Weeks, começando por França.

Na Paris Fashion Week, através de uma parceria com a designer Bianca Saunders, seguindo-se Nova Iorque, na Met Gala, numa associação com Willy Chavarria. Ainda na cidade norte-americana, o calçado made in Portugal desfilou na passadeira da New York Fashion Week, colaborando com quatro designers: Campillo, Kallmeyer, Libertine e Theophilio.

Segue-se Londres, à margem de uma parceria com a London College of Fashion, e Milão, com a realização da Milan Fashion Week. A Lisbon Fashion Week será outro marco deste ciclo de promoção internacional do calçado português nas principais e mais relevantes plataformas de moda.

Parceria com a London College of Fashion

A parceria entre o calçado português e a London College of Fashion, instituição que integra a University of the Arts London, encetou-se no início de 2025, através da realização de uma masterclasse inserida no projeto BioShoes4All – alunos de mestrado foram ‘conduzidos’ por especialistas da indústria portuguesa e pela designer premiada Bianca Saunders.

Posteriormente, deu-se a primeira edição do Portuguese Footwear Award, para apresentar aos futuros designers as possibilidades de produção em Portugal.

A vencedora Annie Purdy desenvolveu a sua primeira coleção em Portugal e o resultado foi tornado público a 18 de setembro. Composta por seis modelos em duas variações de cor, destacando-se um impactante verde metálico, a coleção traduz não só a visão autoral de Purdy, mas também o saber-fazer made in Portugal.

A jovem designer, formada na London College of Fashion, destaca o diálogo estimulante, a troca de ideias criativas e o conhecimento técnico proporcionados por esta colaboração com a APICCAPS.

“O acesso ao profundo conhecimento de materiais e à experiência em fabrico de elevada qualidade permitiu-me expandir os meus conceitos, sabendo que poderiam ser concretizados com precisão e durabilidade, e deu-me a liberdade para experimentar, sem perder de vista a viabilidade e a artesania.

As duas entidades, APICCAPS e London College of Fashion, reconhecem que os setores de calçado e moda enfrentam desafios ambientais e éticos. Para a associação, a missão é divulgar “as capacidades e o alcance da produção consciente em Portugal”, enquanto a instituição de ensino quer “impactar diretamente o futuro da indústria, trabalhando com jovens designers que estão comprometidos com um amanhã melhor, criando um futuro mais verde e justo”.

“Estamos totalmente comprometidos com a parceria, procurando consolidar a indústria portuguesa de calçado como uma grande referência internacional”, refere Paulo Gonçalves, da APICCAPS.

“Estamos ansiosos por trabalhar com líderes da indústria portuguesa de calçado e criar, juntos, novos conhecimentos que beneficiarão os alunos”, conclui Mikha Mekler, da London College of Fashion.

Data Publicação: segunda-feira, 22 de setembro de 2025
268

Voltar