É o maior orçamento de sempre. As empresas da fileira de calçado beneficiarão, este ano, de um «pacote» de três milhões de euros para aposta nas suas marcas, no âmbito do Programa “Valorização da Oferta”, uma iniciativa da APICCAPS, que conta com o apoio do programa Compete2020.
Os objetivos desta iniciativa são claros: promover o upgrade de imagem das marcas do setor e fomentar uma imagem de excelência das empresas e dos seus produtos, muito especialmente online, consideradas ferramentas essenciais para o processo de internacionalização.
Os apoios estão previstos em várias áreas estratégicas, desde a aposta em publicidade e a contratação de assessorias de comunicação em vários mercados, à produção de catálogos (inclui a conceção, a edição gráfica e a publicação de catálogos das coleções de empresas do setor, que poderão ser utilizados por estas na comunicação com os seus clientes, em particular como suporte à participação em feiras internacionais).
Os apoios estendem-se, igualmente, ao registo de marcas e modelos, bem como a produção e criação conteúdos fotográficos e multimédia considerados indispensáveis para a promoção de proximidade, quer com o público profissional, quer com os consumidores finais em todo o mundo.
Grande destaque para os investimentos previstos no universo digital. Assim, para além de apoios à realização de campanhas de marketing digital, que incluem redes sociais, email marketing, publicidades pagas, entre outras, acrescem os investimentos elegíveis em matéria de acesso a plataformas de comercio e marketing online ou a integração em feiras virtuais.
Mais de 60 empresas da fileira do calçado recorreram, o ano passado, a apoios em matéria de “valorização da Oferta”, número que poderá aumentar já este ano, dado o orçamento disponível.
Com efeito, a APICCAPS tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, uma intensa atividade no apoio à internacionalização das empresas portuguesas de calçado, em especial no que diz respeito à participação em feiras e exposições internacionais e, mais recentemente, à campanha de promoção da imagem ‘Portuguese Shoes’. Desde o início de 2015, as empresas beneficiam, através da APICCAPS, de apoio à promoção das marcas próprias e, agora, mais recentemente para a realização de campanhas de marketing digital. Estes apoios, inserem-se na campanha de comunicação em curso e que contam com o apoio do Programa Compete 2020.
O CTCP trabalha em estreita ligação com a APICCAPS no desenvolvimento deste projeto.