Notícias

Artesã portuguesa representa Portugal na Design Week de Milão

segunda-feira, 15 de maio de 2023
Uma mochila costurada à mão foi a proposta de Stefanie Branco em Milão
Artesã portuguesa representa Portugal na Design Week de Milão

Stéphanie Branco, fundadora e artesã da ASA Leather Work apresentou a sua última criação durante o certamente internacional - Milan Design Week - em abril de 2023. No âmbito de um projeto financiado pela União Europeia, a artista formada em arquitetura, optou por criar a“SwitchBag”,  uma peça peça costurada à mão, disruptiva, que é ao mesmo tempo, uma mochila, um escritório, uma casa móvel, um objeto decorativo, um organizador…

"Numa era de nomadismo e mobilidade, as nossas casas e escritórios não têm limites. Podem e precisam ser transportados para todo o lado rapidamente e de forma organizada e estética - O SwitchBag surge para colmatar essa necessidade presente nas vidas de muitos de nós." diz Stéphanie. Com geometrias e cores inspiradas da arquitetura e das pinturas de Mondrian, os compartimentos interiores que compõem a mochila permitem organizar os objetos por categorias e encontrá-los de forma rápida. E são também peças decorativas que podem ser pousados em cima de uma secretária.

A artesã procura diariamente conectar, através das suas criações, o trabalho ancestral do couro e o mundo do Sec. XXI. O "SwitchBag" é costurado à mão com couro premium oriundo de stock inativo, empregando uma técnica que está em vias de desaparecer em Portugal, utilizada por exemplo pela Hermès. "É urgente mantermos vivo os "saber-fazer" e criarmos uma verdadeira valorização do artesanato contemporâneo e de autor em Portugal. "

Sobre a ASA Leather Work

Oriunda de uma família de artesãos, mulheres costureiras, homens sapateiros e pai com mãos de ouro, Stéphanie faz uma homenagem ao seu bisavô sapateiro Luís Esperança ao criar a ASA Leather Work. "ASA significa (em malaio) Esperança, sendo igualmente uma palavra com múltiplos sentidos e fácil de pronunciar" diz a fundadora.

Tudo começou em 2010, quando fabricou o seu primeiro par de sapatos inteiramente à mão em Paris, onde trabalhava como arquiteta. Em 2016, regressou a Portugal para trabalhar na Indústria do Calçado onde se tornou Production Manager de várias marcas nacionais e internacionais em Portugal. Mais tarde, de forma autodidata, começou a fazer uma carteira para um amigo e malas para ela, e as encomendas começaram a surgir. "Nasceu uma verdadeira paixão e a sensação terapêutica de trabalhar com as mãos foi fantástica."

A ASA cria objetos em couro feitos por medida, em edições exclusivas e limitadas, costurada manualmente com duas agulhas. A marca já fabrica para diversos clientes, com lista de espera em países como Portugal, França, Espanha, Noruega, Suíça e Itália.

No sentido de atrair jovens para esta profissão de Arte e auxiliar pequenas marcas a iniciarem os seus negócios, a ASA Leather Work leciona regularmente workshops, nos quais é possível conhecer as diversas técnicas utilizadas no atelier, e fabrica protótipos para marcas emergentes.

Mais informações em: www.asaleatherwork.com

589

Voltar

Relacionado