Notícias

Atividade promovida pelo CTCP estimula criatividade de alunos de Design

quinta-feira, 20 de junho de 2024
Oficina "Do processo criativo à produção" apresenta resultados
Atividade promovida pelo CTCP estimula criatividade de alunos de Design

No âmbito da Missão Interface, ShoeDiginov, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) organizou uma atividade inovadora em conjunto com a Escola Profissional de Felgueiras. Esta iniciativa, desenvolvida em maio e junho de 2024, teve como objetivo impulsionar a criatividade dos alunos do 10.º ano do curso de Design de Calçado e Acessórios de Moda, proporcionando-lhes uma experiência prática e envolvente no desenvolvimento de protótipos de diferentes tipologias de calçado.
 
A atividade foi estruturada em seis sessões, cada uma cobrindo uma etapa do processo de criação e produção de calçado. Cada grupo desenvolveu um modelo diferente. Os alunos começaram pelo design dos modelos, atendendo aos requisitos específicos, de cada  tipologia de produto. Em seguida, avançaram para a modelação, corte e costura das várias peças e componentes. Durante as diferentes fases, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diversas tecnologias de personalização disponíveis no FabLab do CTCP.
 
Visita à Fábrica Carité

Como parte do programa, os alunos também realizaram uma visita à fábrica de calçado Carité. Esta visita foi essencial para que os jovens pudessem entender melhor o ambiente de produção industrial, complementando o conhecimento teórico e prático adquirido nas sessões anteriores.
 
Impacto na Formação dos Alunos

A colaboração entre o CTCP, a Escola Profissional de Felgueiras revelou-se extremamente enriquecedora para os alunos, proporcionando-lhes uma visão completa do processo de desenvolvimento de calçado, desde a conceção até à produção final. Este tipo de iniciativas não só enriquece a formação dos estudantes, mas também contribui para o fortalecimento da indústria do calçado em Portugal, ao preparar futuros profissionais com uma base sólida de conhecimento e experiência prática.
 
A professora Fernanda Silva, coordenadora do curso destacou a importância desta iniciativa, afirmando: "Este projeto com o Centro Tecnológico, foi um projeto que deu frutos, em que os alunos ficaram radiantes de ver o processo completo, desde o design, aos materiais e tecnologias até ao projeto final. Queríamos agradecer ao Centro Tecnológico e pedir que desse continuidade a este tipo de projetos pedagógicos muito interessantes para os alunos”
 
Os alunos também partilharam as suas impressões sobre a atividade. Ana, uma das estudantes participantes, comentou: "Foi uma experiência incrível. Poder colocar em prática as nossas ideias e ver os nossos desenhos transformados num verdadeiro par de sapatos”.
 

Pedro, outro aluno, acrescentou: " Eu gostei muito de desenvolver este projeto e tornar possível transformar os nossos desenhos em modelos físicos, bem como a inspiração de outros projetos. Superou as minhas expectativas".

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do projeto ShoeDigInov (medida RE-C05-i02-Missão Interface).

136

Voltar