Notícias

Aprendizagem pela prática

Projeto DIA-CVET

quarta-feira, 12 de maio de 2021
“Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável.”
Aprendizagem pela prática

A dificuldade em atrair colaboradores para áreas operacionais no nosso setor é comum a vários países europeus.  

Em muitos países, como a Roménia (RO) e Portugal (PT), o Ensino e Formação Profissional (VET) é considerado uma segunda opção, como uma via educacional para quem não conseguiu chegar ao Ensino Superior. Uma das principais razões desta imagem é ser muitas vezes considerado como uma via sem grandes oportunidades de progressão na carreira. Uma vez iniciado um trabalho como operador, não existem ou existem poucas  oportunidades de evolução na carreira, pois existem poucas oportunidades de Formação Profissional Contínua (CVET). Assim, profissões mais desafiadoras, como por exemplo passar para os departamentos de Qualidade (QA), Design ou Planeamento da Produção, são reservadas para pessoas com formação académica superior.

Mas mesmo em países com programas CVET bem estruturados como a Alemanha (DE), onde as qualificações de um encarregado ou técnico industrial são reconhecidas em todo o país e têm uma imagem muito boa, a tendência académica também é óbvia.
Assim, o fortalecimento da formação profissional é um elemento crucial para garantir a sua elevada qualidade e aumentar a atratividade por parte dos jovens.

É neste contexto que surge o projeto DIA-CVET “Desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado". O projeto envolve parceiros da Alemanha, Roménia e Portugal, foca-se em 10 atividades na produção industrial de calçado como “organização industrial” ou “gestão de materiais para a produção de calçado” onde o trabalho autónomo vai para além das competências dos colaboradores qualificados, para desenvolver, testar e implementar programas abrangentes para cada uma destas áreas a nível europeu. Estas formações vão ser disponibilizadas em inglês (EN), alemão (DE), romeno (RO) e português (PT).

A fase piloto dos cursos está prevista como um “estudo de viabilidade”, e dirige-se a colaboradores qualificados da indústria de calçado. O projeto prevê a adoção de medidas de acompanhamento, como “Conselho Consultivo” (AB), workshops, entre outros, no sentido de alcançar e envolver todas as partes interessadas (empresas, representantes dos trabalhadores, associações, centros de formação, redes) do setor nos três países da parceria.


Os parceiros pretendem adicionalmente implementar cursos CVET dual para técnicos industriais de calçado, em Portugal e na Roménia (como já aconteceu no passado, com sucesso, com os cursos do projeto ICSAS - ver notícia: "jovens testam metodologia na CARITÉ").

Mais informações sobre este projeto em: dia-cvet.eu




808

Voltar