Marca de calçado e lifestyle, a Ambitious encontra-se numa fase de crescimento e consolidação nos mercados internacionais.
Com sede em Guimarães, está atualmente representada em 58 países, em mais de 950 lojas multimarca, 400 das quais em Itália, sendo os Estados Unidos, Países Baixos e Alemanha os outros principais mercados da Ambitious, cuja faturação fixa-se em torno dos 20 milhões de euros.
Os seus cerca de 200 colaboradores, divididos em dois polos industriais, produzem aproximadamente meio milhão de pares de calçado anualmente. Agora, a pretensão da Ambitious passa por reforçar a sua posição em mercados-chave e expandir-se para novas áreas consideradas estratégicas, nomeadamente na Europa central.
Nesse sentido, segundo a Fashion Network, irá lançar a sua primeira coleção completa de calçado feminino, ainda durante o ano de 2025, ‘acompanhada’ pelo programa de sustentabilidade denominado Eyven.
Concebido em alinhamento com os objetivos do Acordo de Paris, o Eyven representa o compromisso da empresa no combate às alterações climáticas, representando um investimento, feito em 2024, de 1,3 milhões de euros para melhorar a eficiência energética e reduzir os resíduos nas suas unidades fabris.
Foi em Florença, Itália, que a Ambitious apresentou a nova coleção primavera-verão 2026, intitulada Beyond e inspirada na estética dos filmes dos anos 60 e 70, apostando em materiais naturais, no artesanato e numa oferta entre o casual refinado e propostas mais arrojadas.