Notícias

A sua empresa está preparada para a indústria 5.0?

terça-feira, 30 de janeiro de 2024
Workshop shoes5.0, realizado no passado dia 17 de janeiro
A sua empresa está preparada para a indústria 5.0?

O principal objetivo do projeto Shoe 5.0 (shoe50.eu) é preparar o cluster do calçado para abraçar o desafio da transição digital e verde, centrada no ser humano, resiliente, transcendendo os objetivos de eficiência e produtividade, aliando benefícios para a indústria, para os trabalhadores e para a sociedade.

O projeto propõe-se desenvolver programas e conteúdos formativo multinível, personalizados, disponíveis em ferramentas de aprendizagem inovadores, para implementar os objetivos da indústria 5.0, rumo a uma transição digital e verde, tornando as empresas de calçado locais onde a criatividade e o talento vivem a par de experiências de trabalho auto-realizantes.

A implementação do projeto iniciou com a análise do estado-de-arte da integração dos princípios da indústria 5.0 no cluster do Calçado, o estudo das competências existentes e necessárias num futuro próximo e a correspondência com os perfis profissionais do cluster, em Portugal, Espanha, Itália e Roménia. O estudo sobre o enquadramento da i5.0 de acordo com diferentes dimensões – política, tecnologia, educação, marketing e oportunidades de desenvolvimento – foi realizado com o envolvimento de cerca de 80 empresas de 9 países diferentes, através de um inquérito a nível europeu e através de grupos de foco.

Moldar o projeto Shoe 5.0 para metodologias e ferramentas úteis para todos os grupos-alvo diretamente envolvidos, satisfazendo assim as necessidades práticas e fornecendo soluções atualizadas para a transformação digital e verde, só é possível através do envolvimento das empresas do cluster e de todas as partes interessadas influentes/representantes que, juntamente com os parceiros do projeto, estejam dispostos a participar e contribuir para os resultados do projeto.

É importante que todas as atividades do projeto estejam muito próximas das necessidades reais do cluster e do contexto de educação/formação, articuladas com o Pacto Sectorial para as Competências.

Juntamente com os grupos de focus (pequenos-almoços com a indústria) que decorreram nas primeiras etapas do projeto, os workshops colaborativos têm um papel importante, desta vez numa fase de validação dos resultados. Foi neste contexto que se realizou no passado dia 17 de janeiro de 2024, na APICCAPS, um workshop  que contou com a participação de algumas empresas envolvidas em todo o processo.

Este encontro de networking permitiu validar e enriquecer os resultados do projeto, até ao momento o estudo sobre I5.0 aplicada ao cluster do calçado, que conduziu a um conjunto de novas competências a desenvolver e perfis profissionais chave para a implementação bem sucedida dos objetivos da i5.0 no cluster do calçado.

Para tornar este tema acessível a todos os envolvidos no setor, temos o prazer de partilhar o vídeo completo do workshop. Estamos disponíveis para receber outras sugestões e opiniões, a fim de enriquecer o resultado final deste projeto Europeu, financiado pelo Programa Erasmus+. 


800

Voltar