Notícias

A empresa que só vende lá fora

A empresa que só vende lá fora

A Sodishoes trabalha com marcas como a Armani e a Hush Puppies. Todos os sapatos que produz nas oito fábricas em Portugal são para exportar.

A Sodishoes surgiu há duas décadas, quando Francisco Sousa Dias, antigo advogado e professor assistente universitário, comprou um edifício em São Domingos de Rana. Tratava-se de uma fábrica de sapatos e, por acaso, o atual administrador da empresa transformou "aquilo que ia ser um centro de armazéns na continuidade da atividade industrial da fábrica, a pedido de um grupo de pessoas que estavam ligadas" ao calçado.

Aos poucos, o antigo homem do Direito foi entrando no mundo dos sapatos, até estar "completamente tomado pelo vício de criar, desenvolver e tratar desta área de atividade, que me dá muito prazer", admite.

Numa primeira fase, a Sodishoes fabricava exclusivamente o que gostava e vendia o que produzia, desenvolvendo sozinha os produtos. No entanto, depressa se tornou claro que este era "um mau caminho" e a empresa passou a "desenvolver os produtos diretamente com os clientes". Uma necessidade também ditada por um aumento do volume de vendas, que levou ainda, com o passar dos anos, à subcontratação, "sempre desenvolvendo e criando os produtos e toda a área de design. Algumas marcas são nossas, outras são de clientes", a maioria de longa data, explica o responsável.
Atualmente, a totalidade da produção é realizada em Portugal, em oito fábricas. A Sodishoes passou por uma fase em que tentou a produção no estrangeiro, para "aumentar a capacidade e satisfazer os pedidos dos clientes", mas depois de "vários anos de investimento pessoal e financeiro", Francisco Sousa Dias chegou à conclusão que "não fazia sentido", pois "os custos eram muito maiores e a vantagem que se tinha não era muito diferenciada em qualidade".

A Sodishoes aposta hoje exclusivamente na exportação e está presente um pouco por todo o mundo, desde os Estados Unidos à Rússia, passando por França, Alemanha, Bélgica, Noruega, Dinamarca, Reino Unido e Austrália. A empresa trabalha com várias marcas, como a Hush Puppies, Dr. Scholl, algumas marcas francesas, a prestigiada marca italiana Armani, entre outras.

Um dos segredos para o sucesso é o cumprimento de prazos. Francisco Sousa Dias esclarece que há alguns anos a qualidade era a grande preocupação das marcas, mas hoje "é um dado adquirido e o mais importante é a entrega. Uma marca internacional que faça uma encomenda em Portugal o que quer é que" sejam respeitados escrupulosamente os prazos de entrega.
A relação com a Caixa Geral de Depósitos começou a nível pessoal, tendo sido "a primeira conta bancária" do administrador da Sodishoes, uma relação que depois passou para o nível empresarial. Francisco Sousa Dias elogia os funcionários com quem foi trabalhando, pessoas "nada pretensiosas e muito pragmáticas", e sublinha que, apesar de não ser o único banco com que trabalha, a Caixa é o parceiro mais importante, nomeadamente a nível de exportação.

Fonte: DinneiroVivo,4.nov2014
Data Publicação: quinta-feira, 6 de novembro de 2014
2575

Voltar