Notícias

80 empresas portuguesas a caminho de Milão

sexta-feira, 16 de setembro de 2022
 80 empresas portuguesas a caminho de Milão


No espaço de uma semana, dezenas de empresas vão integrar os três certames de referência dedicados ao setor de calçado e artigos de pele.

O cluster português de calçado está de regresso a Milão. No espaço de uma semana, dezenas de empresas vão integrar os três certames de referência dedicados ao setor de calçado e artigos de pele.

A comitiva portuguesa na MICAM contará com a participação de 41 empresas, num regresso muito esperado. “A MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas nacionais, uma vez que reúne os maiores players do setor a nível mundial”, diz Luís Onofre. Para o Presidente da APICCAPS a presença portuguesa na feira “é da maior importância para consolidar os negócios”, numa altura em que a indústria portuguesa dá sinais de vitalidade nos mercados internacionais.

O Governo português estará representado na MICAM, através da presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva e pelo Secretário de Estado da Economia, João Neves

A presença das empresas portuguesas na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete 2020, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção.

Novidades na MICAM
A MICAM prepara-se, mais uma vez, para mostrar as grandes tendências para a próxima estação (Primavera-Verão 2023). Para tal, está prevista uma extensa agenda de palestras organizadas pela consultora internacional WGSN, na área MICAM X. Durante três dias o espaço torna-se um palco para as propostas mais inovadoras de alta tecnologia e funcionará como ponto de encontro para empresas e palestrantes de todo o mundo.

Com um calendário de eventos único, o MICAM X será um espaço de debate sobre as incógnitas do futuro, procurando novas maneiras de interpretar os novos desenvolvimentos que estão a mudar as “regras do jogo”. As palestras serão divididas entre os temas: arte, moda, tradição e futuro; tendências e materiais; sustentabilidade e futuro do retalho.

Além deste espaço, a criatividade pode igualmente ser encontrada no espaço Emerging Designers que volta a receber as propostas de 12 jovens talentos sob o mote “Research, Sustainability, Originality”.

Esta é também a edição do “Glamorous ball”, o terceiro e último capítulo da “MICAM Glass Slipper”, o ‘conto de fadas MICAM’, que serviu de mote para campanha promocional do evento.  O novo capítulo da campanha publicitária da MICAM faz parte do projeto de comunicação #micamtales - sob a direção criativa de Laureri Associates x MM Company. “As feiras internacionais precisam, cada vez mais, de se concentrar em criar conteúdo inovador. Comunicações eficazes capazes de atrair visitantes são uma prioridade nos dias de hoje. As feiras não só representam uma oportunidade de negócio insubstituível, como também nos permitem criar uma ligação mais profunda com os visitantes através da imagem. E a nossa campanha publicitária é o nosso melhor cartão de visita”, diz Siro Badon, antigo presidente da associação italiana de calçado; a entidade responsável pela organização da MICAM.


Lineapelle recebe Forte delegação nacional

Numa altura em que a indústria portuguesa de calçado se quer assumir como uma grande referência internacional ao nível do desenvolvimento de soluções sustentáveis, 35 empresas portuguesas - designadamente 13 de componentes para calçado e 22 de curtumes - participam na Lineapelle, a mais importante feira internacional dedicada ao couro, acessórios, e componentes para calçado. De 20 a 22 de setembro, o certame contará com uma das maiores delegações portuguesas de sempre.

Até ao momento estão registados mais de 1100 expositores (crescimento de 15% face a fevereiro) naquela que será uma edição especial do certame, a centésima edição. “Cem edições do futuro para uma feira que assume o desafio de construir novos cenários sustentáveis e responsáveis de cadeia de valor e vai além do conceito de feira, abrindo as portas para um mundo de ideias”, adianta a organização. 

1388

Voltar