Terça-Feira 23 de Abril de 2019 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos |
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Jovens testam metodologia de aprendizagem baseada no trabalho na empresa CARITÉ

A fábrica de calçado Carité está, desde outubro de 2018, numa ação piloto de teste de uma metodologia de aprendizagem baseada no trabalho, desenvolvida no âmbito do Projeto europeu ICSAS ( http://icsas-project.eu).


Nesta ação piloto, que visa colocar na prática uma experiência de formação em contexto de trabalho, os jovens têm a oportunidade de se integrar de forma gradual no processo de produção do calçado, nas áreas do Corte, Pré-Costura e Costura, Montagem e Acabamento e terão o apoio constante de tutores, pessoas experientes nas respetivas funções, que foram previamente preparadas para transmitir os conhecimentos.

Esta ação iniciou-se com 8 aprendizes, que participaram no módulo de corte,  2 deles  participam na totalidade dos módulos, ou seja 1000 horas de formação, com a duração de aproximadamente meio ano. A ação piloto está a ser coordenada pelo CTCP e pelo CFPIC (Academia de design de Calçado).
 
 Trata-se de testar em Portugal, em especial no setor do calçado, o sistema de formação dual, um sistema que combina a aprendizagem em contexto de trabalho e uma componente teórica  promovida pelo CFPIC (Academia de Design) e é praticado com sucesso em vários países, nomeadamente na Alemanha.

Este modelo de formação profissional pode ser uma alternativa para as empresas de calçado encontrarem a solução para a falta de mão de obra especializada que hoje enfrentam e traz vantagens para as várias partes envolvidas: empresas, formandos e governo. Para as empresas porque lhes garante trabalhadores com formação adequada e reduz os custos de recrutamento e de integração de novos colaboradores. Para os formandos, uma vez que lhes garante formação específica e importante para o mercado de trabalho, em contexto real; e finalmente para os governos, pois permite a redução do impacto no orçamento de Estado e um contributo para o combate ao desemprego.

Esta metodologia de formação foi desenvolvida no âmbito do Projeto europeu ICSAS -Integrating Companies in a Sustainable Apprenticeship System  e está a ser testada também na Roménia. 

Projeto nº 2017-1-DE02-KA202-004174) conta com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

Fonte: CTCP

Data:2019-03-19    Visualizações: 307


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações