Notícias

Projeto CTCP_INOV

segunda-feira, 15 de junho de 2009
Projeto CTCP_INOV

1 Domínio do Projecto
O projecto CTCP_Inov visa a consolidação dos serviços colectivos regionais de suporte à inovação e promoção do sistema regional de inovação. 

2 Objectivo do projecto
São objectivos do projecto:
• Expansão e consolidação do CTCP;
• Aumento da capacidade e qualidade de intervenção do CTCP nas empresas;
• Melhoraria da interacção do CTCP com o tecido empresarial, o sistema educativo (secundário, profissional e superior) e o sistema de formação profissional;
• Apoio a lançamento de novos produtos por parte das empresas;
• Instalação de equipamentos, únicos no país, para uso comum da industria e outras entidades;
• Promoção da participação em projectos mobilizadores.

3 Descrição sumária do projecto

O desenvolvimento de materiais com propriedades avançadas tem sido uma área de crescente investigação no CTCP, desencadeada sobretudo pela grande procura, registada nos últimos anos, de artigos com novas características (ignífugas, resistente à água, anti-derrapante, calçado com propriedades de conforto, etc.). 
De forma a dar resposta a estas novas exigências do mercado, o CTCP pretende investir nos seguintes sistemas de avaliação de propriedades avançadas:
3.1 Sistemas para desenvolvimento de funcionalidades avançadas
3.1.1Sistemas para desenvolvimento e avaliação de resistência ao fogo e calor 
O calçado de bombeiro é um nicho de valor acrescentado. Este calçado deve apresentar materiais resistentes à chama (i), ao calor radiante (ii) e ao calor por contacto (iii). À parte superior do calçado exige-se resistência a (i) e (ii). À parte inferior requer-se resistência a (i) e (iii). Ao calçado como um todo é exigido adicionalmente isolamento ao calor.
A verificação destas características é efectuada de acordo com normas europeias EN ISO 20344:2004; EN ISO 20345:2004 e EN 15090:2006, estas prevêem três níveis de exigência (H1, H2 e H3), de acordo com a aplicação pretendida. 

3.1.2 Sistemas para desenvolvimento e avaliação de deslizamento 

A principal causa de reclamações dos consumidores de calçado são o escorregamento e as quedaprovocadas por produtos com inadequada resistência ao deslizamento. Os estudos da resistência aodeslizamento são também motivados pelos seguintes factores:
• - Legislação europeia e internacional;
• - Normalização europeia nacional;
• - Oportunidades de mercado, quer para consumidores em massa quer para nichos;
• - Iniciativas governamentais para reduzir os problemas de saúde associados ao escorregamento.

A avaliação destes parâmetros foi tida em conta no desenvolvimento de estudos científicos técnicos e de normas de ensaio. 
O ensaio de resistência ao deslizamento é efectuado no Laboratório de Ensaios do CTCP segundo a norma EN 13287:2006. No entanto, o desenvolvimento de materiais para novos nichos de mercado requer a avaliação de propriedades através de equipamentos complementares (rugosímetro – ISO 427:1997/Cor1:1998/Amd 1:2009, sistema de simulação real da resistência ao deslizamento com inclinação – EN 13845:2005 e prEN 15673 e sistema de avaliação de resistência à fricção de superfícies – EN 130364:2003).
 
3.1.3 Sistemas para avaliação de microorganismos e odores
O CTCP participa, juntamente com outras entidades do SCTN, num projecto de desenvolvimento de materiais resistentes às bactérias e fungos. 
As condições de humidade e temperatura no interior do calçado, durante a utilização, são propícias ao crescimento de bactérias e fungos responsáveis pelo desenvolvimento de odores e problemas nos pés (micoses). 
Os produtos actualmente disponíveis no mercado e em estudo ao nível do estado da arte são sobretudo de origem química e permitem reduzir o crescimento de bactérias cerca de 80-90%, no entanto não permitem resolver o problema de produção de odores. 
A implementação dos ensaios para avaliar o desempenho dos materiais desenvolvidos na área de actividade microbiana (ASTM E 2149:2001, AATCC 147:2004) e do odor (NP 4258:1993, ISO 5496:2006 e EN 13725:2003 / AC:2006) exige uma série de equipamentos que o CTCP propõe adquirir no âmbito deste projecto.

3.1.4 Sistemas para avaliação do conforto térmico e biomecânico do calçado
O conforto durante a utilização do calçado é actualmente uma área de investigação que tem despertado bastante interesse nas empresas e entidades do SCT, no sentido de se desenvolverem e oferecerem produtos adequados ao tipo de utilização e às características do próprio utilizador.
A geração de conhecimento na área do conforto irá suportar e apoiar empresas produtoras de calçado que promovam o conforto do usuário para condições de utilização diárias.

O projecto CTCP_INOV visa potenciar sinergicamente o conhecimento, capacidades e experiências da equipa do CTCP no desenvolvimento:
• geração de conhecimento na área do conforto térmico (temperatura e sudação);
• geração de conhecimento na área do conforto mecânico (absorção do choque e distribuição plantar das pressões);
• desenvolvimento de conhecimento para a avaliação es parâmetros relacionados com o conforto;
• implementação de sistemas para estudar as propriedades de absorção de choque e distribuição plantar das pressões e para efectuar ensaios com usuários;
• geração de conhecimento para o desenvolvimento de calçado térmica e bio mecanicamente confortável.

3.2 - Sistemas para desenvolvimento sustentável: social, ambiental

Novas exigências legislativas definidas no Regulamento n.º 1907/2006 (REACH) e Decisão da Comissão n.º 2009/251/CE (proibição de dimetilfumarato) impõe várias limitações ao uso de determinadas substâncias químicas em artigos de consumo.
O Reg. REACH estabelece deveres e obrigações para todos os sectores industriais, baseando-se no princípio de que a indústria deverá fabricar, importar, utilizar ou colocar no mercado substâncias químicas com a responsabilidade e garantir que a saúde dos trabalhadores e consumidores, e o ambiente não sejam afectados.
Todos os produtores de artigos direccionados ao mercado comunitário, caso se verifiquem as condições definidas no artigo 33º do REACH, deverão fornecer informação que possibilite a utilização segura destes artigos. 
Simultaneamente, os produtores de artigos deverão seguir as condições definidas no anexo XVII – Restrições aplicáveis ao fabrico, à colocação no mercado e à utilização de determinadas substâncias e preparações perigosas e de certos artigos perigosos. Grande parte das substâncias restritas entram na composição química dos componentes de calçado: compostos de crómio VI (corantes), corantes azóicos, metais pesados (tintas, produtos de acabamento, corantes, estabilizantes, etc.), ftalatos plastificantes), compostos bromados, PFOS/PFOA (retardantes de chama), etc.
A indústria do calçado e componentes tem assim vários requisitos legais a cumprir quer a nível de segurança no trabalho quer a nível de protecção da saúde dos consumidores e do ambiente.
Face a estas novas exigências, o CTCP definiu como acção prioritária o reforço das suas capacidades infraestruturais sobretudo na aquisição de equipamentos analíticos
para determinação de substâncias químicas proibidas ou limitadas pela legislação em vigor, tendo como base normas europeias.

O projecto envolverá uma equipa multidisciplinar e com competências complementares constituída por um conjunto de técnicos do CTCP com elevada experiência de promoção e implementação de projectos deste tipo. Particularizando, a equipa integrará valências, conhecimentos e experiência nas seguintes áreas do projecto:
• Gestão
• Economia
• Química
• Materiais
• Biomecânica
• Ambiente interno e externo
• Design e comunicação

Dado que estes quadros detém os conhecimentos técnicos e científicos necessários para atingir as metas
que o projecto CTCP_INOV se propõe, não se inclui nesta candidatura investimento relativo à novas
contratações.
 

Fonte: ctcp
1189

Voltar