Notícias

Webinar: Plataformas para a Rastreabilidade no Setor do Calçado

terça-feira, 7 de maio de 2024
22 de maio | 14h30
Webinar: Plataformas para a Rastreabilidade no Setor do Calçado

O CTCP, com  investigadores do INESCTEC, no âmbito do projeto BIOSHOES4ALL, vai realizar o Webinar: Plataformas para a Rastreabilidade no Setor do Calçado, no próximo dia 22 de maio, às 14h30. Esta sessão visa explorar as tendências, desafios e soluções que estão a ser desenvolvidas no âmbito deste projeto, para a implementação de sistemas de rastreabilidade na cadeia de produção de calçado.

Durante o webinar, serão discutidos os benefícios da rastreabilidade, nomeadamente a transparência da cadeia de fornecimento e do produto e a preparação das empresas para o Passaporte Digital do Produto. Além disso, serão abordadas as regulamentações pertinentes e as melhores práticas para a implementação bem-sucedida de sistemas de rastreabilidade, por exemplo, a partilha de informação de forma segura, a soberania dos dados e o fácil acesso à informação pelo cliente final.


Nesta sessão online serão abordados os seguintes tópicos:
- Desmistificação do conceito de rastreabilidade;
- Desafios e perspetivas futuras da rastreabilidade;
- Princípios de interoperabilidade - a ciência do discurso dos sistemas;
- Arquitetura de referência BioShoes4All.

O evento termina numa sessão de debate aberta, permitindo a interação entre oradores e participantes para discussão e esclarecimento de dúvidas. Esperamos que este evento proporcione perspetivas valiosas e promova uma discussão construtiva entre os participantes, contribuindo assim para o avanço e progresso do setor do calçado.

Oradores
Cristóvão Sousa, investigador do INESC TEC e docente do ensino superior. Doutorado em Engenharia Informática, as suas áreas de interesse estão relacionadas com a gestão de informação e partilha de conhecimento em redes colaborativas. Tem vindo a trabalhar na definição de estratégias, arquiteturas e boas práticas relacionadas com interoperabilidade de dados, quer ao nível intra-empresarial, por intermédio de tecnologias IoT, quer na perspetiva inter-organizacional, através da definição de ecossistemas de dados distribuídos, transparentes e interconectados.

Pedro Pinto, investigador do INESC TEC e docente do ensino superior. Mestre em Engenharia Informática. Especialista na especificação e implementação em arquiteturas de interoperabilidade com foco na cadeia de valor.

Ricardo Ferreira, investigador do INESC TEC e docente do ensino superior. Mestre em Engenharia Informática. Especialista na especificação e implementação em arquiteturas de interoperabilidade com foco na cadeia de valor. Vasta experiência na implementação de sistemas de informação para a indústria transformadora.

Moderador:
Rui Rebelo, Investigador sénior no Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais do INESCTEC

Junte-se a nós para explorar as tendências, desafios e soluções relacionadas à rastreabilidade no setor do calçado. A participação no webinar não tem custos mas carece de inscrição prévia AQUI.

682

Voltar