Notícias

Sector do calçado entre os que registam mais marcas

sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Sector do calçado entre os que registam mais marcas

Leonor Trindade, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no decorrer da Micam lembra que o processo de registo está cada vez mais acessível. Esta dirigente acompanha o sector há vários anos e garante que há uma "grande mudança" ao nível das questões da inovação. "Noto uma grande preocupação nos pormenores, em identificarem as marcas nas solas, por exemplo, e uma mudança de mentalidades, com uma preocupação em mostrar inovação e diferenciação", diz.
Esta responsável salienta ainda que este é um dos sectores que registam mais marcas, "usando-o como factor distintivo e medida de inovação", mas considera que ainda há muito a fazer ao nível do registo de desenhos e modelos.
"Há um certo desconhecimento sobre como usar o sistema da propriedade industrial em seu favor, designadamente combatendo as cópias. O registo e a manutenção são muito simples", assegura.
Além do mais, Leonor Trindade garante que já é possível fazer todos os actos online, o que permitiu diminuir imenso os timings e simplificar processos. E para incentivar ao uso, os preços são substancialmente mais favoráveis. O registo de uma patente online é 50% mais barata, de uma marca é 30% e de qualquer outro acto tem um desconto de 10%. E a partir de 1 de Outubro vai haver alterações e os preços vão baixar mais ainda.

Fonte: Diário de Notícias,19.Set.08
1436

Voltar