Estivemos à conversa com Ricardo Laranjeira e Mariana Santos, gerente de projetos e assessora da administração, respetivamente, da Tecmacal, para mais um episódio do CTCP Podcast, no âmbito da participação da empresa com quase 45 anos na agenda mobilizadora FAIST.
Com sede em São João da Madeira e filiais em Felgueiras e Benedita, a Tecmacal afirmou-se ao longo dos anos como uma referência na criação, desenvolvimento e produção de maquinaria para a indústria, com enfoque na do calçado, para os processos de corte, costura, montagem ou acabamento.
No FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, tem a Carité como parceira no desenvolvimento de um equipamento que permitirá produzir solas em látex diretamente na gáspea. “Um sapato, um chinelo ou uma sandália são colocados na máquina, que irá fazer uma imersão em látex, retirado o excesso e… nova imersão”, explica Ricardo.
Até atingir a funcionalidade do equipamento depararam-se com alguns obstáculos. “Não foi fácil, mas conseguimos colmatar os entraves. Estamos na fase final do projeto”, garante.
Em parceria com a Poleva, a Tecmacal desenvolve um equipamento dois em um, de gravação por indução para multimateriais nas palmilhas, usando timbragem a quente seguida de tampografia de baixo-relevo. “Um processo novo, algo que não existe no mercado; uma simbiose de dois mundos que vai permitir corrigir um problema que existe na indústria das palmilhas”, revela.
Quanto à agenda FAIST, Mariana Santos acredita que tem impactado positivamente a indústria. “Uma união de forças entre parceiros que conhecem o setor é muito importante e impactante. Coloca frente a frente o fabricante e o utilizador para desenvolverem em conjunto algo inovador e necessário para incorporar no processo produtivo”, considera.
-
Este podcast foi desenvolvido no âmbito da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica. Investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos fundos europeus NextGenerationEU. Para mais informação, consulte o website recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores. O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e os fundos europeus NextGenerationEU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contidas.
Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e YouTube para ser notificado sempre que lançamos novos episódios.