Novo episódio do CTCP Podcast, no âmbito do BioShoes4All, com uma convidada cuja ligação ao calçado é umbilical. Sara Félix da Costa é filha de um dos fundadores da Rodiro e desempenha funções de coordenadora do departamento de Sistemas Integrados e Qualidade.
Cresceu – literalmente – no seio da empresa de Felgueiras que produz calçado para marcas reconhecidas internacionalmente. “A Rodiro, a maior empresa de calçado em Portugal com capital 100% português e 100% familiar, mantém como base a preocupação com as pessoas e com a comunidade”, apresenta.
No BioShoes4All, a empresa integra a atividade de bioprodutos para curtume e biocouros. Entrou no consórcio “numa perspetiva de testar os materiais que as empresas de componentes fabricam, produtos com acabamentos mais sustentáveis e biocouros resultantes de um processo de curtimenta com substituição de algumas substâncias de origem fóssil”.
O papel da Rodiro é perceber a funcionalidade destes artigos numa perspetiva de integração dos mesmos no processo produtivo, e a introdução de novas e mais sustentáveis matérias-primas “tem de corresponder aos critérios de teste e performance dos componentes convencionais”.
Revela quantos modelos que a Rodiro desenvolveu na atividade de ecodesign e aponta que “garantir que os materiais não perdem a sua base sustentável durante o processo” é o maior desafio. Não obstante, têm tido “bons desempenhos” e mostrado que “a durabilidade e o conforto podem ser atingidos”.
Classifica o BioShoes4All como “um marco” para o cluster.
-
Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All – Inovação e Capacitação da Fileira do Calçado para a Bioeconomia Sustentável, projeto n.º 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e os fundos europeus NextGenerationEU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.
Siga-nos nas plataformas Apple Podcasts, Spotify e YouTube para ser notificado sempre são lançados novos episódios.