Episódio especial do CTCP Podcast no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto prestes a terminar, mas que deixa desafios transversais até o cluster do calçado.
É dado um olhar para a descarbonização numa perspetiva de futuro, alinhado com o que foi feito até ao momento, através do convidado João Pedro Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática, formado em Engenharia Civil pela FEUP e mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico.
Recordando que “Portugal foi, em 2016, o primeiro país a assumir o compromisso da neutralidade carbónica em 2050”, enaltece a criação do RNC – Roteiro para a Neutralidade Carbónica, “que não poderia ser ‘filho único’ e tinha de dar lugar a roteiros subsequentes muito relevantes”.
Considera “fundamental que o setor abraçasse esta responsabilidade” e classifica a indústria do calçado como “relevantíssima” para o país. “Portugal é um dos líderes mundiais na descarbonização e pode chegar à meta de redução de 55% das emissões em 2030”, aponta, não esquecendo os desafios associados.
“Se o mundo tem de triplicar a capacidade de gerar eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030, Portugal só tem de duplicar, mas este ‘só’ leva muitas aspas… é um esforço enorme”, sustenta.
E será a energia ‘suficiente’ para contribuir para a neutralidade carbónica? João Pedro Matos Fernandes considera que é possível, mas não será tarefa fácil. “Há setores com uma enorme dificuldade em viverem da eletricidade e energia renovável. Há um caminho a fazer, sempre no sentido da eletrificação”, diz, deixando um apelo à resiliência das entidades e empresários do cluster.
“Não acreditem nas vozes que têm aparecido e que parecem indicar uma menor exigência no futuro. O mundo não vai tolerar tempos mais carbónicos. Estou sinceramente convencido que o mercado também irá fazer esta exigência. Continuem a desenvolver projetos igualmente relevantes como o Roteiro para a Descarbonização. Quem o fizer será recompensado”, conclui.
-
Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado. Investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e pelos fundos europeus NextGenerationEU.
Para mais informações, consulte o website recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e os fundos europeus NextGenerationEU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contidas.
Siga-nos nas plataformas Apple Podcasts, Spotify e YouTube para ser notificado sempre são lançados novos episódios.