Novo episódio do CTCP Podcast, no âmbito do projeto BioShoes4All, com Reinaldo Teixeira, fundador da Carité, de Felgueiras, há quase quatro décadas.
Uma empresa que regista um crescimento gradual, aumentando o volume de negócios e a empregabilidade ano após ano, através da aposta na inovação e no calçado de elevados padrões de qualidade, fruto de recursos humanos qualificados e do domínio nos principais processos de fabrico.
Figura incontornável do setor, sendo presidente do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), iniciou muito novo a sua vida profissional, apesar de não ter familiar algum ligado ao calçado. Passou pelas várias áreas de uma empresa, desde o chão de fábrica ao armazém, ou às compras e vendas, até surgir a oportunidade de enveredar a solo. “Todos os anos emprego colaboradores. Tenho sido bafejado pela sorte, que dá muito trabalho, e vou encontrando clientes e encomendas”, enaltece.
A Carité integra o BioShoes4All, no desenvolvimento calçado de moda, casual e técnico, de gama média-alta, através de novos produtos e inovadores processos de fabrico, com sola em bioborracha vulcanizada à gáspea em autoclave. Vai implementar em chão de fábrica uma linha demonstradora piloto “para ir à procura de um cliente de média-alta qualidade”.
Não descura a importância da sustentabilidade no processo. “Material da sola oferece mais durabilidade. Estamos a ser amigos do ambiente, juntando a qualidade à sustentabilidade”.
Opina que o BioShoes4All está a dar “outra força” aos empresários. “É preciso seguir um caminho de formação dos colaboradores e adquirir o máximo de tecnologia que faça com que as pessoas sejam mais produtivas. Para fabricar sapatos na Europa, temos de ser os melhores”, afiança.
-
Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e YouTube para receber notificação sempre que lançamos novos episódios.
Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All – inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto n.º 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e os fundos europeus NextGenerationEU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.