Notícias

Valorizar colaboradores e reter talento nas empresas

Seminário | 10 junho

sexta-feira, 30 de junho de 2023
Seminário | 10 de julho | 14:30h | CTCP Felgueiras
Valorizar colaboradores e reter talento nas empresas

As pessoas são o ativo mais importante de qualquer empresa de sucesso. Reconhecer o valor dos colaboradores e reter talentos é fundamental para o bom desempenho e sucesso das empresas.

A formação contínua e a experiência adquirida são elementos fundamentais para o crescimento profissional e pessoal dos trabalhadores, mas também para as organizações onde trabalham. O investimento na formação e a experiência tornam os colaboradores ativos valiosos,  capazes de contribuir de forma eficaz para o sucesso das empresas. A possibilidade do reconhecimento, validação e certificação das competências adquiridas durante a vida profissional, alavanca o nível de qualificações do setor e contribui para o desenvolvimento de toda a fileira.

Este tema será debatido no próximo Seminário: Valorizar colaboradores e reter talento nas empresas, que se realiza no próximo dia 10 de julho, às 14:30h, no CTCP em Felgueiras.

Neste seminário promovido no âmbito do projeto Erasmus+ DIA-CVET (https://dia-cvet.eu), reuniremos especialistas e profissionais experientes que partilharão boas práticas e insights sobre como valorizar e motivar colaboradores, além de estratégias eficazes para reter talentos nas empresas. A sessão decorrerá de acordo com o seguinte programa:

14h30 – Receção
14h45 – DiaCVET: Apresentação do projeto - principais resultados (CTCP)
15h00 – A certificação de competências adquiridas pela via profissional (CFPIC | CARITÉ)
15h30 – Elaborar um Relatório de Sustentabilidade (CTCP | CARITÉ)
16h00 – Reter talentos nas empresas (Sandra Araújo | EDIT VALUE - Capital Humano)
16h20 – Novas Qualificações para o setor do calçado (CTCP | CFPIC)
16h30 – Networking / Coffee
17h00 - Encerramento


Para se inscrever basta preencher a ficha de inscição AQUI.


DIA-CVET: Desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado

No âmbito do projeto Erasmus+ DIA-CVET (https://dia-cvet.eu), foram desenvolvidos 13 currículos de formação profissional, ligados à produção industrial de calçado. 5 dos quais já estão a ser testados em Portugal na empresa Carité.

Design, desenvolvimento técnico, gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão da responsabilidade social, foram as áreas escolhidas pela empresa industrial, parceira do projeto, em conjunto com o CTCP e o CFPIC.

A formação está a ser implementada nas instalações da empresa e foram já envolvidos 11 colaboradores (4 em Design e em Desenvolvimento Técnico e 7 em Gestão da responsabilidade social) e pretende-se ainda envolver mais 7 em Gestão da qualidade e Gestão ambiental.

Trata-se de formação em contexto de trabalho, destinada a colaboradores internos da empresa, que visa dotar os participantes de competências adequadas para desempenhar melhor as suas funções atuais, mas também para novas funções, dentro da empresa. São áreas de formação que atualmente não existem nos currículos nacionais dos Catálogos Nacionais de Qualificações, para o nível 5.

Paralelamente decorrem dois processos de reconhecimento e validação de competências, através do Centro Qualifica, certificado para o efeito (CFPIC), onde os peritos avaliam o portefólio individual dos participantes e validam as competências de acordo com os referenciais regulamentados. Neste momento encontram-se   a decorrer os seguintes processos: Técnico Especialista em Design de Calçado (QNQ/QEQ 5) e Técnico de Modelação de Calçado (QNQ/QEQ4).

Nesta sessão será apresentado publicamente o resultado da primeira fase deste “piloto”, para que outras empresas possam conhecer e implementar este novo modelo de formação.


915

Voltar