Notícias

Tiago Brandão Rodrigues sucede a Fortunato Frederico no grupo Kyaia

Ex-ministro da Educação já iniciou funções

Tiago Brandão Rodrigues sucede a Fortunato Frederico no grupo Kyaia

Tiago Brandão Rodrigues, ex-ministro da Educação, é o novo diretor-geral do grupo empresarial Kyaia, que conta com 400 colaboradores e uma faturação na ordem dos 25 milhões de euros. Foi escolhido para desempenhar estas funções – que já iniciou – pelo seu antecessor, Fortunato Frederico.

Não tendo elementos na família para dar continuidade ao negócio, Fortunato Frederico, de 82 anos, escolheu Tiago Brandão Rodrigues para dar continuidade ao legado. Apesar de ambos terem raízes de Paredes de Coura, local onde a Kyaia tem instaladas as suas unidades industriais, conheceram-se em 2013, no encontro anual da Associação de Investigadores e Estudantes Portugueses, na Universidade de Cambridge, Londres, Reino Unido.

O grupo Kyaia, nome escolhido em homenagem à aldeia angolana na qual Fortunato Frederico cumpriu serviço militar, é detentor da marca de calçado premium Fly London. Segundo o Dinheiro Vivo, trata-se da principal marca da Kyaia, fundado em 1984, sendo responsável por 80% da faturação, mas o grupo tem investido em outras áreas, como o Turismo (Quinta Eira do Sol), Tecnologia (Kyaia – Soluções Informáticas) e Imobiliário (Kya Imobiliária).

Agora, o novo diretor-geral tem como missão dar continuidade ao legado de longevidade de Fortunato Frederico, assim como fazer prosperar o grupo, cuja faturação tem diminuído, tendo passado de 60 para 25 milhões de euros.

Tiago Brandão Rodrigues, de 48 anos, investigador científico, é licenciado em Bioquímica e possui doutoramento em Biofísica Molecular. Integrou o Governo nas XV e XIII legislaturas, eleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

[Foto: Forbes Portugal/Igor Martins]

Data Publicação: terça-feira, 8 de julho de 2025
7

Voltar

Relacionado