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Secretário de Estado do Emprego preside Seminário de Encerramento da Campanha para a Melhoria Contínua das Condições de Trabalho na Indústria do Calçado

Tuesday, March 10, 2015
Secretário de Estado do Emprego preside Seminário de Encerramento da Campanha para a Melhoria Contínua das Condições de Trabalho na Indústria do Calçado

O Secretário de Estado do Emprego visitou, no dia 4 de março a indústria de calçado, no âmbito da Campanha para a Melhoria Contínua das Condições de Trabalho na Indústria do Calçado. Octávio de Oliveira visitou a Fábrica de Calçado Jóia, em Penacova, Felgueiras e presidiu ao Seminário de Encerramento da Campanha para a Melhoria Contínua das Condições de Trabalho na Indústria do Calçado, que se realizou no Auditório da Casa das Artes, em Felgueiras.

O seminário, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, teve como principal objetivo efetuar o balanço da referida Campanha e partilhar as boas práticas e experiências dos parceiros sociais e institucionais do setor, nomeadamente a divulgação de instrumentos utilizados sobre a prevenção dos riscos profissionais.

Numa sessão que reuniu a direção da ACT- entidade promotora desta campanha, e Representantes dos Parceiros Sociais e Institucionais, nomeadamente: a APICCAPS, o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (FESETE) e o Sindicato Democrático da Energia, Química, Têxtil e Indústrias Diversas (SINDEQ) e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP).

Ao CTCP coube a  abordagem de temáticas como a Investigação Cientifica no diagnóstico e na prevenção dos riscos Profissionais – contributo dos Projetos de I&D para a melhoria da SST no setor do Calçado, bem como o painel dedicado às boas práticas de segurança e saúde no trabalho no setor do calçado.

A par do seminário, o CTCP esteve presente com uma pequena exposição sobre os projetos de I&D relacionados com estas temáticas, nomeadamente INDECO, CO2Shoe,Nanofoot, Newalk, bem como a divulgação dos 10 mandamentos de Segurança para o setor do calçado.

No final da Sessão, a ACT fez um balanço da Campanha, que se traduziu em 48 ações de informação/sensibilização, distribuiu cerca de 600 cartazes e mais de 18.700 folhetos sobre a prevenção de riscos profissionais. Na vertente inspetiva foram visitadas 175 empresas.

Todos os intervenientes nesta campanha fizeram uma  avaliação bastante positiva dos trabalhos realizados, na certeza porém de que este tipo de ações não pode terminar aqui e que será um trabalho para dar continuidade, no sentido de tornar a indústria portuguesa de calçado mais atrativa e mais competitiva.


Veja aqui as imagens do evento e as apresentações feitas pelos oradores.

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