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Responsabilidade Social é uma prioridade na Hugal

quinta-feira, 28 de abril de 2022
Empresa aposta na certificação segundo a norma SA8000
Responsabilidade Social é uma prioridade na Hugal

A empresa de calçado HUGAL, encontra-se na fase final do processo de certificação na área da responsabilidade social, segundo a norma SA8000, com o apoio do CTCP.
A segurança e o bem estar das pessoas sempre foi uma prioridade para a empresa, que promove várias iniciativas que privilegiam o bem estar dos colaboradores.

Neste Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, quisemos ouvir o que pensam os responsáveis da empresa e conhecer melhor algumas das práticas de segurança e Responsabilidade Social utilizadas pela HUGAL.

As citações abaixo, dos responsáveis da empresa, espelham bem a valorização que estes dão aos Seus colaboradores.

“É com enorme satisfação que lidero a fantástica equipa que torna a HUGAL especial. É de pessoas que somos feitos e é para pessoas que trabalhamos. O calçado é muito mais que um objecto de uso diário - é conforto, é um caminho para a vida, são histórias marcadas em cada passo. Somos o símbolo por detrás de marcas vencedoras e procuramos com elas marcar continuamente a nossa já vasta experiência no mercado e na história do calçado português por todo o mundo.”
Sócio Fundador da HUGAL, José Boita

"O trabalho realizado pela HUGAL é muito mais que produzir calçado. Com mais de 40 anos de experiência valorizamos o trabalho feito pelas mãos de grandes artesãos altamente qualificados e especializados no sistema GOODYEAR WELTED. Analisamos cuidadosamente todos os detalhes no processo de construção do sapato, tornando cada par único, confortável, resistente, durável e de grande qualidade."
Sócio Gerente da HUGAL, André Boita

Entrevista à Diretora de Recursos humanos da Hugal, Catarina Henriques

O que promoveu a decisão para a certificação responsabilidade social SA8000?

Em 2019 após a certificação da ISO 9001, decidimos avançar com a certificação da responsabilidade social, pois ao adotar esta certificação significava que a organização devia levar em consideração o impacto social das suas operações, além das condições sob as quais os seus funcionários, parceiros e fornecedores trabalham.

Têm clientes que mostraram interesse nessa certificação?
Temos clientes que ao saberem que estamos neste processo ficam satisfeitos, mas não tivemos nenhum cliente a exigir que o fizéssemos. Durante este período de certificação já tivemos auditorias por parte de clientes, ao nível de Responsabilidade Social, e sempre ficámos com uma boa classificação.  O que mais uma vez reforçada a nossa decisão para a implementação da certificação SA 8000.

Que benefícios e desafios encontraram/encontram?
Os benefícios é estarmos de uma forma constante e permanente a olhar pelas nossas pessoas, o desafio maior é ao nível de Segurança, pois estamos a falar de uma área muito abrangente que pode ser interpretada de muitas formas e que pode dar azo às não conformidades, que existindo, merecem a nossa maior atenção para que as possamos corrigir em prol da segurança dos nossos colaboradores.

Que incentivos sociais praticam na HUGAL?
Na HUGAL, desde 2019 temos vindo apostar em parcerias com algumas instituições, de forma a que os nossos colaboradores possam ter benefícios por fazerem parte desta “família”, p.e. ao nível de clinicas dentárias, oftalmologia, farmácia, ginásios, entre outros.
Estes benefícios não são só para os colaboradores, mas também extensível ao seu agregado familiar direto.

Temos conhecimento que têm umjornal interno que abordatemas muito interessantes e diversos, é um ótimo investimento na comunicação e envolvimento da equipa nos assuntos da empresa.  Quando surgiu esta iniciativa e que benefícios trouxe para a empresa?
O primeiro Jornal interno foi lançado em Janeiro de 2018, inicialmente com cariz mensal, atualmente trimestral.
O Jornal tem como principal objetivo ser um canal de comunicação para com os nossos colaboradores, dando-lhes a oportunidade de terem acesso a conteúdo diversificado, atualizado e com a preocupação de estarmos constantemente a dar-lhes informação/formação a todos os níveis (Recursos Humanos, Segurança, Saúde, entre outros).

Qual a estratégia da empresa para os próximos anos?

A nossa estratégia irá continuar a ser estarmos a atentos às tendências e adaptarmo-nos às mesmas de forma a continuarmos a ser uma empresa de referência no setor de calçado.
 
Como classifica o apoio do CTCP neste processo?
O apoio do CTCP no processo da certificação da SA 8000 foi muito importante, tal como tinha sido ao nível da certificação da ISO 9001. Há já muito tempo que para nós o CTCP é elemento da equipa HUGAL e não Consultoria Externa, que nos dá suporte nas implementações das certificações, seja Qualidade (ISO 9001), Responsabilidade Social (SA 8000) e Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (NP 4552), ou outras que possam surgir.




Para mais informações sobre a implementação do sistema de Gestão de Responsabilidade Social, de acordo com Norma SA 8000, contacte-nos: [email protected]
 

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