Notícias

Propriedade Industrial: marcas e produtos estão mais verdes

GAPI -CTCP

terça-feira, 7 de dezembro de 2021
CTCP reforça aposta no GAPI
Propriedade Industrial: marcas e produtos estão mais verdes

As marcas estão cada vez mais verdes. Quem comprova esta afirmação é o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), no âmbito de um estudo recente, que pretendeu verificar se os produtos e serviços se tornaram mais “verdes”, ao longo dos últimos anos. No âmbito deste trabalho, foi avaliada a evolução da lista de produtos e serviços dos mais de 2 milhões de marcas da União Europeia, desde 1996, ano em que o sistema da Marca da União Europeia teve início. (Ver relatório completo AQUI.)  

O estudo comprovou que as marcas estão, de facto, no caminho da sustentabilidade. Em 1996 menos de 2 mil marcas tinham referências nos seus produtos/serviços que fossem “verdes”. Em 2020, este número passa para cerca de 16 mil. 

Este estudo demonstrou ainda que as empresas, no momento de pedirem registo de marcas, valorizam cada vez mais produtos/serviços com preocupações ambientais. Nesta área o setor do calçado não fica para trás.

O setor português é um excelente exemplo onde essa mudança acontece. Surge, constantemente, no mercado novas tecnologias, novos produtos, novos serviços mais sustentáveis. As empresas reinventam processos e criam novos produtos, que cumprem as novas políticas globais sobre a sustentabilidade.

Os inventores destes novos produtos/tecnologias têm direito de propriedade dessas inovações e é aqui que a Propriedade Industrial assume extrema importância, na medida em que protege as  empresas e os empresários, impedindo terceiros de se apropriarem da sua identidade e inovação gerada pela marca.

CTCP aposta no reforço do GAPI

Nos últimos anos, os registos de marcas da indústria portuguesa de calçado têm vindo a aumentar significativamente, tendo a maioria recorrido aos serviços do GAPI (Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial) do CTCP.

O GAPI existe no CTCP desde 2002 e nos últimos 10 anos apoiou o registo de cerca de 300 marcas, mais de 2250 modelos de calçado e afins e cerca de 10 pedidos de patente e/ou modelos de utilidade.
 
De forma a dar continuidade a este trabalho, de apoio às empresas que pretendem utilizar a Propriedade Industrial nas suas vertentes, o CTCP reforçou recentemente a equipa do GAPI, que atua nas seguintes áreas:

- Consultoria e aconselhamento 
- Pedido de registo (marcas, modelos, patentes),
- Elaboração de processos de oposições a infrações de direitos de propriedade industrial,
- Análise da existência de cópia entre modelos ou marcas,
- Acompanhamento e vigilância dos direitos adquiridos,
- Recolha, classificação e difusão de informação.

Para mais informações contacte-nos: [email protected]

1450

Voltar