Notícias

Projeto Mobilizador FAMEST arranca no Cluster Português do Calçado e Moda

segunda-feira, 27 de novembro de 2017
Projeto Mobilizador FAMEST  arranca no Cluster Português do Calçado e Moda

No passado dia 22 de novembro, reuniu-se no CTCP o consórcio do projeto Mobilizado FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies − Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software” para dar inicio a este projeto que contribuirá para estimular e garantir a implementação da Agenda de Investigação e Inovação, assumida pelo Cluster Português do Calçado e Moda para 2014-2020, consolidando a posição de Portugal como uma referência de valor a nível Mundial.

O presidente do Grupo Kyaia (empresa copromotor do projeto) Fortunato Frederico fez a abertura dos trabalhos, salientando que este projeto será “o salto qualitativo que a indústria tem que dar”. Dando como exemplo o seu caso, do Grupo Kyaia, este responsável encoraja os participantes a não terem receio de apostarem na inovação, porque esta é uma aposta vencedora.
João Maia, diretor geral da APICCAPS e responsável pelo Cluster do Calçado e Moda numa introdução aos trabalhos técnicos, salientou a importância deste trabalho de Investigação e Desenvolvimento para o futuro do Cluster do Calçado e Moda.

A ANI- Agência Nacional de Inovação também marcou presença no evento, representada por Ana Araújo, que felicitou o setor por esta iniciativa e disponibilizou-se para colaborar com as empresas no sentido de levar a bom porto este projeto ambicioso.

Após abertura, deu-se inicio aos trabalhos técnicos com apresentação de todos os PPS (Produto, Processo ou Serviço).

Maria José Ferreira, responsável de Investigação e Desenvolvimento do CTCP que orientou esta tarde de trabalhos, encerrou esta cessão com a convicção que este será um marco importante para o Setor e que daqui a 3 anos a industria estará melhor e mais rica  com os resultados deste projeto. “Estão reunidas as condições ideais para se desenvolver calçado inovador, que as pessoas desejam/querem”, terminou.




Projeto
Durante a próxima década, o Cluster pretende dar um salto qualitativo na internacionalização do calçado português, tornando-o uma referência fundamental destas indústrias a nível mundial, onde a sofisticação e a criatividade da oferta portuguesa, ao nível dos materiais, dos produtos, dos processos produtivos e dos modelos de negócio, permitirão “entrar” em segmentos de mercado onde a escolha se baseia mais na moda e na tecnicidade do que no preço.
Para que seja garantido esse posicionamento no mercado internacional, a aposta terá forçosamente que incidir na diferenciação, na flexibilidade, na rapidez de resposta, na qualidade dos produtos de modo a que se tornem competitivos e superiores aos da concorrência.
È neste contexto que surge o projeto FAMEST, que visa  estudar e desenvolver, de acordo com o plano estratégico definido para o Cluster do Calçado e da Moda, as seguintes áreas de atuação:
1.         inovar ao nível do design e produtos, materiais e componentes, bens de equipamento e processos, modelos de negócio, economia digital e desenvolvimento sustentável e responsável;
2.         qualificar e rejuvenescer os recursos humanos, empresas e instituições para reforço das competências do Cluster na criação, promoção e gestão do produto e;
3.         internacionalizar e comunicar favorecendo o domínio da imagem do Cluster, elevando-a a padrões mais exigentes, sendo necessário investir numa imagem coletiva nacional, dada a dimensão do nosso país.

Consórcio

O FAMEST é promovido por um consórcio de 23 empresas de toda a cadeia de valor do calçado: couros, palmilhas, solas, produtos químicos, software, equipamentos, logística e calçado, representativas e líderes nos seus setores, e 9 entidades de I&I com competências multidisciplinares que asseguram o desenvolvimento de resultados inovadores e a sua valorização económica pelos promotores nos mercados nacional e internacional.


Apoio
O projeto FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies tem como promotor FORTUNATO O. FREDERICO & CA LDA e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico I&DT - Programas Mobilizadores, envolvendo um Investimento elegível de 5,9 milhões de euros.



Fonte: CTCP
4744

Voltar