Notícias

Procalçado recebe certificado de gestão ambiental ISO 14001

terça-feira, 5 de março de 2024
Processo contou com o apoio do CTCP
Procalçado recebe certificado de gestão ambiental ISO 14001

A Procalçado, empresa produtora de componentes para calçado, celebra um marco importante ao receber o Certificado ISO 14001, concedido pela SGS, reconhecendo a implementação eficaz de um sistema de gestão ambiental. Este feito destaca o compromisso da empresa em integrar práticas sustentáveis em todas as fases da sua operação, consolidando uma abordagem que visa expandir os negócios de maneira sustentável e contribuir para um futuro mais consciente.

Para José Azevedo Pinto, CEO da Procalçado, essa certificação é "um testemunho do compromisso inabalável com a sustentabilidade. O sucesso não se mede apenas pelos produtos que criamos, mas pela responsabilidade que assumimos para com o planeta e a comunidade".

A obtenção do certificado resulta de práticas adotadas nos últimos anos, desde a procura por novas matérias-primas até ao desenvolvimento de soluções biodegradáveis, incorporação de conteúdo reciclado e melhorias na infraestrutura e logística. Além disso, a Procalçado implementou medidas sociais promovendo a igualdade de género, políticas de benefícios para colaboradores e contribuindo para a sociedade por meio de doações e iniciativas sociais, como a criação do Pony Club do Porto, dedicado à hipoterapia para crianças com necessidades especiais.

Joana Campos, responsável de Ambiente e Segurança da Procalçado, liderou o processo de certificação e destaca que esta consolida "o empenho da empresa em minimizar os impactos negativos no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a adoção das melhores práticas tecnicamente viáveis na preservação dos recursos naturais e da biodiversidade".

"Durante os últimos meses, a Procalçado contou com o apoio do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), que desempenhou um papel fundamental no processo de certificação". Esta é uma parceria de longa data e já em 2023 a Procalçado assinou o Compromisso Verde do Cluster do Calçado, uma iniciativa apoiada pelo CTCP em colaboração com as empresas.

A certificação ISO 14001 marca um capítulo significativo na história da Procalçado, reforçando o seu compromisso irrevogável com práticas sustentáveis e gestão ambiental responsável. Enquanto celebra essa conquista, a empresa projeta o futuro com a convicção de que a inovação e a responsabilidade ambiental devem ser os pilares fundamentais do setor de calçado.

A Procalçado é uma empresa especializada na produção de componentes para calçado em borracha, termoplástico e EVA. Esta empresa com sede em Vila Nova de Gaia, Portugal, emprega cerca de 350 colaboradores e é reconhecida pela inovação, know-how e compromisso com a sustentabilidade. Quase cinquenta anos de experiência neste setor fazem da Procalçado, uma parceira de eleição de muitas reconhecidas marcas internacionais.


257

Voltar