Notícias

Portugal2020: Novos concursos

Incentivos à internacionalização e qualificação PME

quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Portugal2020: Novos concursos

O CTCP informa que se encontram a decorrer novas candidaturas a apoios, no âmbito do Portugal 2020, para os incentivos à internacionalização e qualificação PME (até 31/10/2016).


Sistema de Incentivos Internacionalização PME
O Aviso N.º 17/SI/ 2016, que abriu o concurso para apresentação de candidaturas ao SI Internacionalização PME, está aberto até ao dia 31 de outubro 2016.
O objetivo deste Aviso de concurso consiste em alargar a base exportadora, aumentando o número de novas empresas exportadoras, ou incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam, através da concessão de incentivos a projetos que:
 
• Reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora ;
• Aumentem a qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade e com forte incorporação de valor acrescentado nacional.
Tipologia das operações e modalidade de candidatura
São suscetíveis de apoio os projetos individuais de internacionalização de PME que visem os seguintes domínios:
a) O conhecimento de mercados externos;
b) A presença na web, através da economia digital;
c) O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
d) A prospeção e presença em mercados internacionais;
e) O marketing internacional;
f) A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
g) As certificações específicas para os mercados externos.

Sistema de Incentivos Qualificação PME
O Aviso N.º 18/SI/ 2016, que abriu o concurso para apresentação de candidaturas ao SI Qualificação PME, está aberto até ao dia 31de outubro de 2016.

O objetivo deste Aviso de concurso consiste em selecionar projetos que visem ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de promover a competitividade das PME e sua capacidade de resposta no mercado global.

Neste sentido, são suscetíveis de apoio os projetos com investimentos de:
• Reforço das capacidades de organização e gestão das PME, incluindo, o investimento em desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC;
• Qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade e com forte incorporação de valor acrescentado nacional.
 
Tipologia das operações e modalidade de candidatura
São suscetíveis de apoio os projetos individuais de qualificação das estratégias de PME que concorrem para o aumento da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global, nos seguintes domínios imateriais de competitividade:
a) Inovação organizacional e gestão
b) Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC)
c) Criação de marcas e design 
d) Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos 
e) Proteção de propriedade industrial 
f) Qualidade
g) Transferência de conhecimento
h) Distribuição e logística
i) Eco-inovação;
j) Formação profissional


Outras candidaturas a decorre AQUI. 

CTCP apoia o Seu projeto
Com experiência, de mais de 20 anos, na submissão, acompanhamento e execução de candidaturas aos fundos comunitários, aliada ao conhecimento aprofundado no setor, o CTCP está em condições de assegurar uma posição privilegiada, na obtenção dos apoios apropriados para as empresas da fileira. Este conhecimento aprofundado abrange o apoio em diferentes áreas, desde o marketing, internacionalização, formação, propriedade industrial, até à definição da estratégia e planos de negócios das empresas. 


Com base nos objetivos e necessidades de cada empresa, o CTCP analisa qual a melhor solução para apresentação de candidaturas . Este processo passa por diversas fases, desde a definição do investimento e apresentação da candidatura até ao encerramento do projeto.

 
Se tem algum projeto para a Sua empresa que ainda não conseguiu, por qualquer razão, concretizar, esta pode ser a oportunidade para o fazer. Nós apoiamos.
Estamos disponíveis para reunir com a sua empresa, sem qualquer compromisso, para prestar mais esclarecimentos sobre este assunto.

Contacte-nos
Maria José Teixeira - [email protected]
Rui Moreira- [email protected]
Rita Souto – [email protected]

Fonte: ctcp
9561

Voltar