Notícias

Porquê avaliar a maturidade digital da sua empresa?

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024
Roadmapping Digital: Transforme o Futuro Digital da sua Empresa com o apoio do CTCP
Porquê avaliar a maturidade digital da sua empresa?

Já parou para avaliar a maturidade digital da sua empresa? Este é o primeiro passo e é essencial para iniciar a tão falada Transição Digital nas empresas. Antes de embarcar em projetos de Transformação Digital é essencial compreender as suas capacidades e recursos tecnológicos.
O CTCP, no âmbito do projeto digi4fashion.pt, dispõe de um serviço inovador para ajudar as empresas dos setores do Calçado e Marroquinaria a entenderem e aperfeiçoarem sua Maturidade Digital: o Roadmapping Digital.

Através da realização do Roadmapping Digital, dividido em diagnóstico, estratégia e plano de transformação, é possível alinhar a sua estratégia digital com objetivos, expectativas e recursos a médio prazo.

Objetivos do Serviço:
- Ajudar as empresas a criar uma estratégia digital alinhada com objetivos, expectativas e recursos.
- Analisar o nível atual de digitalização, fontes e suportes de dados, ferramentas tecnológicas e processos para identificar oportunidades de melhoria.

Utilizamos o Modelo de Maturidade Digital-ADMA:
Este serviço baseia-se na Iniciativa ADMA (Advanced Manufacturing Company Scan) da Comissão Europeia, um modelo que proporciona uma abordagem holística nas seguintes sete transformações: Tecnologias Avançadas de Manufatura; Transformação Digital; Indústria Verde; Engenharia Focada no Cliente; Organização Centrada no Ser humano; Manufatura Inteligente e Indústria Aberta e Orientada para a Cadeia de Valor.

Etapas do Serviço:
1º passo: Reunião de Arranque e Visita às instalações da empresa
Esta reunião inicial visa garantir que os colaboradores da empresa a envolver ficam cientes dos objetivos, da metodologia e das motivações. Nesta fase pretende-se identificar os desafios e oportunidades com que a empresa se confronta e quais as razões para as mudanças esperadas.

2º passo: Questionário de Estudo
Nesta fase é realizado um questionário online aos colaboradores, pré selecionados, baseado no referencial ADMA, que aborda 7 ângulos de análise para a transformação digital. Este questionário permite obter a visão de cada colaborador envolvido sobre as várias facetas da empresa.

3º passo: Reunião de Feedback
Após a receção de todos os questionários, haverá um trabalho de agregação de dados e de procura de uma única visão sobre a empresa nas várias dimensões analisadas.
A sessão de feedback destina-se a devolver estes resultados à equipa envolvida no processo, a procurar esclarecer as dimensões onde se registam disparidade na visão dos colaboradores envolvidos, a recolher informação mais detalhada cuja necessidade foi suscitada pelo trabalho de agregação, e a definir as dimensões de intervenção prioritárias.

4º passo: Reunião de Discussão do Plano de Transformação
Nesta reunião é discutido o plano agregado e consensual com recomendações em cada das 7 dimensões de transformação. O plano inclui as recomendações e orienta para a transformação digital da empresa.

No final, o plano de transformação será apresentado e entregue à empresa e basear-se-á na análise scan com as devidas recomendações.

Transforme o futuro do seu negócio com o apoio do Digi4fashion. Avalie a sua Maturidade Digital através do serviço de Roadmapping Digital do CTCP. Este serviço é financiado em 75%, no âmbito do Projeto DIGI4FASHION.

Contacte-nos para saber mais informações através do e-mail [email protected]

Fonte: CTCP
254

Voltar

Relacionado