Notícias

Pé d´Arca aposta na qualidade com o Programa Formação PME

terça-feira, 12 de agosto de 2014
Pé d´Arca aposta na qualidade com o Programa Formação PME

A empresa de calçado Pé d´Arca, uma das beneficiárias do programa Formação PME, promovido pelo CTCP, aderiu a este projeto com o objetivo de sensibilizar os colaboradores para as novas exigências do mercado, nomeadamente a qualidade, produtividade e motivação nos postos de trabalho. O objetivo foi alcançado. Os responsáveis da empresa reconhecem que após a intervenção existe uma “melhor organização, maior empenho dos colaboradores ao nível da qualidade, o que se traduz numa maior rentabilidade”.


Consultores e formadores estão envolvidos no processo de implementação de algumas ações de melhoria, previamente definidas, num diagnóstico feito à empresa. Consultores do CTCP em colaboração com os responsáveis desta PME definiram os seguintes objetivos: melhorar a produtividade da empresa, através da melhorias na organização interna da empresa e na melhoria da qualidade do produto.
De forma a alcançar estes objetivos estão a ser implementadas as seguintes medidas:
- organização e métodos de trabalho nas secções produtivas, nomeadamente com o melhoramento de lay-out e introdução de novos  métodos de trabalho na secção de corte;
- introdução da ficha técnica como base de trabalho para os sectores a jusante, nomeadamente custeio, compras e planeamento;
- Criação de procedimentos de lançamento e acompanhamento das encomendas em produção;
- alteração do lay-out, procedimentos e responsabilidades no armazém de matérias-primas, nomeadamente: controlo das datas previstas de entrega dos fornecedores em função do planeamento, receção dos materiais para abastecimento interno e dos subcontratados.

A par destas medidas, foram realizadas ações de formação que envolveram todos os colaboradores da empresa. Estas ações de formação em áreas como a qualidade, comunicação e trabalho em equipa, visam sensibilizar os colaboradores para a sua responsabilidade individual no cumprimento da empresa perante os seus clientes, em termos de qualidade do produto e do serviço prestado, bem com melhorar a comunicação e o espirito de equipa. Entre os colaboradores.
Após estas ações de formação estão previstas ações de acompanhamento dos profissionais no terreno, para apoiar na implementação das ações de melhoria, no sentido de aumentar a competitividade da empresa.


Criada em 2001 inicialmente como empresa comercial (venda a retalho), em 2010 a Pé D´Arca adquire uma unidade industrial e inicia o processo de fabricação de calçado, aproveitando o know how dos dirigentes, no setor do calçado. Esta foi a aposta certa. Desde então, a empresa tem vindo a crescer ano após ano.
Em 2013 quando foi elaborado o disgnóstico inicial do Programa Formação PME, a empresa dava trabalho a 52 pessoas, atualmente conta com 70 trabalhadores. Este aumento, motivado por um acréscimo de encomendas, deve-se sobretudo às características que distinguem esta empresa, nomeadamente: flexibilidade e capacidade de resposta rápida, relação de proximidade que a empresa tem com os diferentes agentes: fornecedores, clientes e colaboradores e conhecimento aprofundado dos mercados onde atua.
A Pé D´Arca produz calçado de senhora de média-alta qualidade, quase na totalidade para exportação. Os principais mercados são França e Espanha.

Fonte: ctcp
3296

Voltar