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Parfois cresce no exterior com franchising

Modelo de Negócio permitiu à marca portuguesa ser conhecida em mais países e de forma mais rápida.

A Parfois, marca de comércio de acessórios de moda, apostou forte no modelo de franchising para crescer no mercado internacional e ganhou a aposta. Através do regime de franchising a Parfois, que nasceu em 1994, está presente desde o Médio Oriente ao Leste Europeu. Hoje conta com 160 espaços comerciais entre lojas próprias e franchisadas, com Portugal a contar com 55 estabelecimentos próprios e cerca de 45 nas mãos de franchisados.
 
Em declarações ao Diário Económico, Nuno Ferreira, director financeiro da Barata & Ramilo, proprietária da Parfois, avançou que a nível internacional existem 48 lojas franchisadas da marca espalhadas por 20 países. Depois de atingir a maturidade no mercado português a prioridade foi crescer além-fronteiras e ser uma marca cada vez mais reconhecida a nível internacional. De acordo com o responsável financeiro, a aposta no franchising permite uma implantação internacional mais forte. Há mercados "com risco adicional, onde não fazia sentido avançar com lojas próprias devido às restrições burocráticas e legais que nos ultrapassam e até mesmo devido ao comportamento dos consumidores".

Este modelo de negócio é visto numa óptica de diversificação e de partilha de risco. Ainda assim, a marca não negligencia o crescimento através das lojas próprias, onde detém um forte know-how desenvolvido há muitos anos.
 
Segundo Nuno Ferreira, a estratégia de se internacionalizar através do franchising arrancou em 1999 no Chipre mas, em 2001, avançaram para a Arábia Saudita onde a Parfois "detém 19 lojas franchisadas e tornou-se o segundo maior país com estabelecimentos franchisados. E um caso de sucesso, sendo que há a preocupação de oferecer produtos adequados às restrições religiosas dos consumidores" explicou o director financeiro da Barata & Ramilo. Entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos a insígnia já totaliza 26 lojas.
 
A região do Médio Oriente, com 27 lojas, tem sido um destino alvo, já que esta é uma das zonas do globo que melhor tem ultrapassado o abrandamento económico. Nuno Ferreira lembra que apesar da crise, esses países apresentam taxas de crescimento na ordem dos 4%.
 
De acordo com Nuno Ferreira "uma das prioridades é a Jordânia onde temos uma loja cuja facturação tem vindo a duplicar. O objectivo é reforçar neste país através do parceiro local".

 A estratégia de criar uma rede de lojas através de franchising já levou o nome da Parfois ao Egipto onde abriu a primeira loja em 2008 e se espera a inauguração da segunda daqui a dois meses. Na Síria, Líbano e Marrocos há contactos avançados para vir a ter uma presença. A Croácia também faz parte desta estratégia existindo nesta fase conversações também avançadas. Em estado menos avançado e em fase de análise dos parceiros estão a Turquia e a Grécia Os países junto ao Mar Báltico não foram esquecidos com destaque para o interesse em relação à Eslovénia e Eslováquia. No Leste europeu a aposta recai na Ucrânia, Roménia, Letónia (onde entrou recentemente e já atingiu volumes de facturação interessantes), Lituânia, Rússia Cazaquistão.
 
Estratégia para Portugal passa por lojas próprias
 
Se para o mercado externo o franchising é a ferramenta para crescer, em Portugal a Parfois está mais selectiva em aceitar novos franchisados, sendo que a aposta recai sobretudo na loja própria.

 A imagem que a marca conquistou obriga a exigir, por exemplo, que as lojas tenham a melhor localização e que ofereçam o melhor serviço aos clientes. Sérgio Marques, director executivo da Barata & Ramilo, confirma esta ideia referindo que o território nacional está de tal forma coberto que é quase impossível conseguir espaços bem situados para arrancar com uma nova loja em franchising. Este responsável explica que a nível internacional torna-se mais fácil negociar um país com um franchisado "que conhece o mercado, consegue montar a estrutura operacional e assume o risco financeiro".

Quem adere à rede de franchising da Parfois recebe todo o apoio para colocar de pé uma loja, desde o arquitecto, construção, até a disponibilização de supervisores para formação. Em termos de marketing, uma vez que a marca apenas faz publicidade bellow the line , todo o material como fotografias ou sinaléticas a anunciar saldos e novas temporadas é fornecido pelo franchisador.
 
Em termos de resultados, a Parfois fechou 2008 com uma facturação de cerca de 30 milhões de euros o que significa um crescimento de 19%. Deste montante, quatro milhões tiveram origem no franchising a nível internacional.

Este ano espera crescer 20% no volume de negócios para 35,5 milhões de euros. A presença internacional da marca inclui ainda sete lojas em Espanha através de uma parceria fora do regime de franchising. Conta com um espaço em França desde 2005, mercado que apesar de ter o inconveniente de a nível imobiliário ser mais caro, "há uma boa oportunidade de crescimento apoiada na proximidade com Portugal devido aos emigrantes, assim como através do nome que por ser um termo em francês ajuda à internacionalização". A ideia é reforçar o número de lojas em Paris. A marca está também em Itália è tem duas lojas próprias na Polónia, onde o objectivo é atingir cinco unidades.
 

Fonte: Diário Económico,20.Jul.09
Data Publicação: segunda-feira, 20 de julho de 2009
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