Notícias

Oficina de marroquinaria: Bolsas inspiradoras

FabLab - CTCP São João da Madeira

terça-feira, 11 de maio de 2021
FabLab - CTCP São João da Madeira |50 horas| 20 maio
Oficina de marroquinaria: Bolsas inspiradoras

Existem bolsas clássicas que são ícones na história da moda e que servem de inspiração para muitos criadores. O modelo “Kelly ”é um bom exemplo disso.

Escolhemos, por isso, a bolsa clássica e intemporal “Kelly”, ícone de luxo da marca francesa Hermès, para servir de inspiração na próxima  Oficina de marroquinaria: Bolsas inspiradoras, que se realizará no FabLab em São João da Madeira, a iniciar nbrevenebte.
“Nada extravagante, apenas uma mala simples e funcional direcionada para mulheres independentes e energéticas”, refere o site oficial da marca francesa, sobre este modelo que os participantes da oficina terão oportunidade de desenvolver, materializar e levar para casa.

Um modelo clássico, versátil que pode ser usado com diversos looks e em diferentes ocasiões e que ao longo dos tempos se tornou numa das “it bags” mais desejadas pelo público feminino em todo mundo.

Objetivo:
 A formação que se apresenta propõe a aprendizagem da modelação , montagem e costura de uma mala clássica feminina, com mais de 100 anos de história.
No decorrer da formação, os alunos irão realizar individualmente todos os passos necessários para a construção desta mala, de forma a obter os conhecimentos técnicos base, que lhes permitirá no futuro recriar autonomamente a mesma.
A formação tem como objetivo fomentar o gosto pelo trabalho manual e dar a conhecer ao grupo a metodologia de fabrico de um artigo com valor cultural.

Formador: André  Amorim
Licenciado em Design de Moda e Têxtil pela ESART- Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Iniciou a sua carreira no Design e Modelação de Acessórios em 2009. Ao longo destes 11 anos tem vindo a colaborar com várias empresas do sector do calçado e marroquinaria, tanto nacionais como internacionais.
Em 2018 começou a colaborar com o Instituto Politécnico do Cavado e do Ave como Docente de Modelação e Produção de Calçado.


Esta oficina é desenvolvida no âmbito do projeto Formação Modular Certificada, através da UFCD 2103 - Preparação da costura de bolsas e carteiras



Pré-requisitos:
Qualificações iguais ou superiores a 6º ano de escolaridade. Desempregados têm de ter o 12º ano.

Preço:
Gratuito - Os participantes têm direito a subsídio de alimentação 4,77€ conforme legislação em vigor.

Data Início: ( a definir)

Duração: 50 horas

Horário: 3ª e 5ª feiras - 18:15h-21:15h

Destinatários: Adultos Ativos empregados (prioridade) e desempregados não DLD (não de longa duração).


Curiosidade sobre a História do modelo Kelly


O nome inspira-se na princesa do Mónaco “ Grace Kelly”. Esta recebeu um modelo Hermès trapezoidal para usar no filme “To Catch a Thief”, de Alfred Hitchcock e apaixonou-se instantaneamente. Meses depois, em 1956, foi vista usando-a enquanto protegia a sua barriga de grávida dos paparazzi. E assim se popularizou uma bolsa que se viria a transformar num ícone de estilo e bom gosto. O nome em honra de Grace, advém de todo o aparato jornalístico envolto no mesmo.  O modelo foi rebatizado oficialmente com o nome Kelly,  pelo qual é reconhecido atualmente a nível mundial,  em 1977.



1991

Voltar