Foi no âmbito do projeto BioShoes4All – cuja execução já atingiu os 85% – que a APICCAPS centrou a nova campanha internacional da Portuguese Shoes, com um vídeo promocional intitulado ‘Time to rewrite history’ (‘Tempo de reescrever história’, em português), que apela ao consumo consciente no calçado.
Com a atriz Isabel Abreu enquanto protagonista, a campanha eleva a consciência e a preocupação como os novos pilares do futuro, um apelo à responsabilidade, sustentabilidade e à autenticidade, e a uma urgente mudança no paradigma da indústria do calçado, marroquinaria e artigos de pele.
Num planeta em que são produzidos 24 mil milhões de pares de calçado por ano, quase 90% na Ásia, a pergunta impõe-se: será razoável? Será sustentável? Portugal acredita que há outro caminho.
Esta campanha da APICCAPS acarreta uma forte carga estética, emocional e ética, e não ‘vende’ apenas calçado – propõe uma nova visão, uma nova atitude: produzir menos, mas melhor; regressar ao essencial; valorizar o que dura. O que é feito com tempo, com mãos, com respeito. O que não precisa de rótulos efémeros porque traz consigo um saber-fazer ancestral e compromisso real com o futuro.
“Todos os anos são produzidos 24 mil milhões de pares de calçado, 88% dos quais na Ásia. Não é razoável ou sustentável. Acreditamos que é possível produzir na Europa, de grande qualidade, a preços justos”, afirma Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS.
“Portugal apresenta-se ao mundo como um pequeno produtor de excelência, que alia tradição e inovação, com práticas industriais cada vez mais sustentáveis e um histórico investimento na modernização da sua cadeia de valor. Num momento em que o planeta pede contenção e consciência, o calçado português responde com integridade e inovação. A indústria sempre foi feita de pessoas. De tempo. De terra. De futuro. E é isso que queremos continuar a calçar”, lê-se na nota de imprensa emitida pela APICCAPS.
A escolha para protagonizar o vídeo recaiu sobre Isabel Abreu, “atriz, criadora, voz ativa da cultura e da responsabilidade social”, e não foi casual. “É uma extensão do discurso da campanha. Com um percurso artístico marcado pela profundidade e pelo rigor, incorpora a sensibilidade e a força de uma mensagem que não quer apenas passar: quer permanecer”.
“Mais do que representar esta campanha, sinto-me parte dela. Porque acredito que a forma como consumimos diz muito sobre a forma como existimos”, confessa Isabel Abreu.
Esta nova campanha da Portuguese Shoes reforça o posicionamento de Portugal como uma nação criativa, consciente e comprometida.
Visualize a nova campanha global da Portuguese Shoes AQUI.