Notícias

Metodologia Europeia para avaliação da pegada ambiental do calçado já é uma realidade

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
CTCP apoia empresas
Metodologia Europeia para avaliação da pegada ambiental do calçado já é uma realidade


No âmbito do projeto LIFE GreenShoes4All da União Europeia (UE) está a ser desenvolvida e aplicada uma metodologia de avaliação da pegada ambiental dos produtos (PAP) nomeadamente de calçado.

Este cálculo contribuirá para reduzir a pegada ambiental dos produtos e elaborar um conjunto de recomendações que estarão à disposição das empresas do cluster do calçado.

O CTCP - Centro Tecnológico do Calçado, como entidade líder deste Projeto europeu LIFE GreenShoes4All, está já a implementar a metodologia desenvolvida para avaliar a Pegada Ambiental do Calçado. As empresas que queiram fazer esta análise aos seus produtos devem contactar o CTCP ([email protected]).

No âmbito do projeto foram selecionados cinco modelos de calçado representativos para determinação da pegada ambiental / cálculo do impacto ambiental de cada um e afinação da metodologia. A seleção dos modelos teve em conta a necessidade de análise de diferentes tipos de materiais, construção, processos produtivos e uso. Os resultados desta análise indicaram que os modelos com materiais mais amigos do ambiente e mais leves, têm uma menor pegada ambiental.

A aplicação de abordagens de ecodesign em produtos de calçado também se revelou como uma boa abordagem para a redução da pegada ambiental.


Ecodesign: A receita para produzir “Sapatos Verdes” na UE


Para apoiar as empresas a atingir as expectativas do consumidor com produtos mais sustentáveis, através da integração de aspetos ambientais no design de novos modelos de calçado, com menos PAP, os parceiros do projeto definiram uma metodologia de ecodesign e desenvolveram um Guia de Ecodesign.

Este guia oferece informações relacionadas com os passos mais importantes a adotar no processo de ecodesign, com dez estratégias de ecodesign e as suas aplicações no setor do Calçado. O processo de design, os materiais e componentes, técnicas de produção, distribuição e venda e fim-de-vida do produto são as áreas abordadas neste Guia. Disponível AQUI



O Projeto Greenshoes4all

O projeto tem como objetivo, implementar, demonstrar e disseminar a metodologia da Pegada Ambiental do Produto (PAP) no calçado e desenvolver formas eficientes de aplicar o ecodesign e soluções eficientes na produção, para que seja possível obter um produto final de qualidade e com uma menor PAP.
Em particular, o projeto LIFE GreenShoes4all pretende contribuir para o lançamento no mercado de produtos verdadeira e comprovadamente “verdes”, através da aplicação da PAP.
O projeto tem também como objetivo desenvolver e demonstrar de novas rotas de reciclagem na cadeia de valor do calçado na UE e estabelecer e comparar, através de experimentações demonstrativas, conceitos inovadores de materiais e componentes e eco processos para a sua produção.


Mais informações em: https://www.greenshoes4all.eu



1798

Voltar