Notícias

Marroquinaria: A nova indústria do luxo sustentável - Tecnologia, Competências e Mercados

terça-feira, 6 de setembro de 2022
Dia aberto | 26 setembro | CTCP São João da Madeira
Marroquinaria: A nova indústria do luxo sustentável - Tecnologia, Competências e Mercados

O CTCP, vai promover, no próximo dia 26 de setembro (2ª feira), no CTCP em São João da Madeira um Dia Aberto dedicado ao setor de artigos de pele: Marroquinaria – a nova indústria do luxo sustentável - Tecnologia, Competências e Mercados.

Este dia  contará com um programa alargado de iniciativas como: workshop, demonstração de tecnologias, apresentação de testemunhos de empresas/marcas portuguesas, mercados e  oferta formativa inovadora para este setor.

Esta iniciativa visa dar a conhecer e valorizar o saber-fazer deste setor com grande tradição, que abraçou as exigências da atualidade e apresenta um elevado potencial de crescimento.

O setor de artigos de pele em Portugal
O setor reinventou-se. Desde 2010, as vendas ao exterior já aumentaram mais de 250%. Portugal exportou, em 2019, 197 milhões de euros de artigos de pele e marroquinaria. O setor é composto por 118 empresas e responsável por 2.231 postos de trabalho.
A tradição e o saber-fazer acumulado deste setor começam a ser alvo de atenções além-fronteiras, e muitas são as marcas que escolhem Portugal para instalar a sua produção. Também dentro de portas, muitas são as novas marcas que começam a chegar ao mercado.

Reserve na sua agenda lugar para participar neste evento que decorrerá de acordo com o seguinte programa (provisório):

9:00h – 13:00h – Workshop: A paixão pelo couro - ESGOTADO

workshop prático sobre técnicas manuais de elaboração de peças personalizadas em couro, com utilização de moldes produzidos em madeira.
O dinamizador deste workshop será Jose Luiz Bazán   um artesão Espanhol da terceira geração, conhecido como “o alquimista do couro”. Para este especialista "o couro é um modo de vida e uma arte". Para além de dar formação e ensinar esta arte de trabalhar o couro por todo o mundo, dedica-se também à criação de peças de autor, tendo já colaborado com grandes marcas de luxo na criação de peças exclusivas em couro. Todas as suas peças  são inspiradas na natureza  e procuram superar  os limites da criatividade. 

Conheça este especialista em:

( Este Workshop será em Espanhol)

14:00 – 16:00h - Mostra de tecnologia
- Soluções CAD para marroquinaria (MIND)
- Inovação no processo produtivo – equipamentos (TECMACAL /BELCINTO)
- Realidade Aumentada e Realidade Virtual (AR/VR) no apoio à educação/formação (ByAR)
- Impressão 3D e tecnologias para personalização na marroquinaria (CTCP)

16:00h-16:30h Networking /coffee-break

16:30H – 18:00h – Conferência: Luxo sustentável made in Portugal /sessão de divulgação do projeto LEIA
 
Abertura  | CTCP
Apresentação do projeto LEIA  | Rita Souto, CTCP
Luxo e sustentabilidade | Rui Moreira, CTCP
Percursos empresariais na marroquinaria  | Ana Maria Vasconcelos, Belcinto | Stéphanie Branco, ASA- Asa Leather Work
Uma visão estratégica do setor da marroquinaria em Portugal |  APICCAPS
Conclusões – debate
Encerramento APICCAPS | CTCP

(Programa em atualização).

participação no evento é livre, mas sujeita a inscrição AQUI.

Esta iniciativa vai ser promovida no âmbito do projeto Erasmus+ LEIA (trainingleathergoods.eu). O projeto  LEIA visa trazer, pela primeira vez , novas oportunidades de qualificação e formação que equilibram inovação, sustentabilidade, questões de conforto / ergonomia, design de moda, qualidade e a manualidade responsável pelo prestígio da “European Leather Goods”, orientada para o segmento do luxo responsável. O resultado principal  deste projeto é um curso on-line em manufatura de artigos de pele,  que se encontra neste momento já disponível no site do projeto e em fase piloto e que visa preparar técnicos/especialistas de produtos de marroquinaria de alta qualidade.

2808

Voltar