A Lyst revela tudo sobre as
tendências preferidas dos consumidores do Velho Continente. A
informação foi analisada através da plataforma global de moda que ainda
divulgou as marcas mais desejadas pelos consumidores, o top de cores, os
melhores momentos para fazer compras e muito mais.
As tendências de
moda podem ser muito parecidas em todo o mundo, mas os gostos variam
muito de acordo com os hábitos e costumes locais. Sendo impossível negar
a influência destes fatores na escolha de qualquer artigo de moda, a
plataforma Lyst lançou o que pode ser denominado como “O Mapa da Moda
Europeia”.
Este mapa constitui um levantamento de dados da
plataforma relacionados com o comportamento de compra do consumidor no
mundo da moda, tendo em conta as marcas, categorias e cores que
preferem. Além disto, permite também saber os gastos médios de 47 países
e ainda os horários mais populares para fazer compras online.
No
total, foram analisadas mais de 50 milhões de visitas e não restaram
dúvidas. Os produtos mais desejados, tanto para homem como para mulher,
foram as sapatilhas oversized Alexander McQueen e as Vulcanised low-top
da Off-White. O segundo produto mais popular foram as sapatilhas Adidas
Boost 350 v2 que geraram uma onda de publicidade notória nas redes
sociais com nomes mediáticos como Kim Kardashian e Brad Hall, apesar de
terem perdido a corrida ao primeiro lugar para o mini cinto industrial
da Off-White.
Ainda na maratona do desporto, não é surpresa alguma
que as marcas de moda com maior interesse para Portugal e França são a
Nike e a Adidas, não fosse o top 3 de Portugal todo relacionado com
artigos desportivos.
Marcas na vanguardaOs nomes de
outras marcas de luxo estão presentes no top da lista em muitos outros
países. No Reino Unido, na Suécia e na Dinamarca, a Gucci é a marca mais
popular. Também na Holanda, a casa de moda detida pelo grupo Kering
consegue marcar pontos, já na Alemanha, a Balenciaga, também pertencente
ao gigante francês, lidera as preferências. Só na Bélgica foi possível
ver um designer local alcançar o top três. Além de Dries van Noten
destacado no top, a Dolce & Gabbana é a marca de eleição na Bélgica e
também em Espanha. Já em Itália, a Off-White é a mais cobiçada pelos
consumidores.
Como foi referido, as sapatilhas são, sem dúvida,
artigos que os clientes procuram recorrentemente mas, em toda a Europa,
os casacos e os vestidos são as peças mais procuradas. E para espanto de
muitos, curiosamente, os vestidos de casamento estão entre as
categorias mais solicitadas na Bélgica.
Seleção de cores
Já a
escolha dos consumidores relativamente às cores dos produtos não parece
variar muito. Falta-lhe o fator de irreverência que a indústria de moda
gostaria de ver. O preto e o branco são os tons mais pedidos no Reino
Unido, mas em terceiro lugar destaca-se o vermelho. Nos países europeus,
os compradores optam mais por tonalidades neutras e em quase todos os
países, o preto e o branco, estão classificados no top dois.
Apesar
do preto ser a cor mais popular na Suíça, a regra anterior não se
verifica. Cores como o rosa, tons metálicos e neutros estão acima do
branco. Em Espanha e França, o vermelho é a segunda cor mais desejada,
seguindo-se o branco, no caso da Espanha, e o preto, no caso da França.
A
recolha de dados concluiu que a probabilidade de as pessoas fazerem
alguma compra aumenta ao domingo, principalmente entre as 16 e as 20
horas, sendo alguns países mais ponderados e conscientes que outros no
que toca a encher o carrinho. A Grécia e Portugal são os verdadeiros
caçadores de pechinchas, com mais de 50% das compras adquiridas com
desconto, enquanto que apenas 31% dos britânicos compram durante o
período de saldos o que, comparativamente com o país menos provável de
comprar neste período, a Noruega, com 16%, é uma diferença considerável.
No seguimento destes dados, os holandeses compram 24% dos artigos de
moda em saldos (um pouco abaixo da média dos países europeus) e a
Suécia, a Noruega, a França e a Alemanha estão no fim da lista com menos
de 20%.
Se, por um lado, alguns países preferem a época de
descontos para fazer compras, outros têm o maior gasto médio. No Mónaco,
as mulheres gastam cerca de 820 euros quando fazem compras na Lyst. Em
geral, em quase todos os países europeus, as mulheres são mais
consumistas que os homens, à exceção da Itália, onde os homens gastam em
média 280 euros e as mulheres pouco mais de 200 euros.