‘Navigating global production upheaval’. Este é o tema da conferência promovida pela APICCAPS, em parceria com a revista Vogue, no âmbito do projeto FAIST, que será realizada já na prova semana em Nova Iorque.
Será uma das várias iniciativas que a indústria portuguesa do calçado irá promover nos próximos meses nos Estados Unidos. “Estamos empenhados em continuar a crescer naquele que é o mais importante mercado de calçado do mundo”, declara Luís Onofre.
O presidente da APICCAPS explica que este reforço das iniciativas de promoção do calçado português, que surge “num clima de franca incerteza”, intenta “mostrar aos clientes norte-americanos que Portugal é um parceiro de negócios válido, versátil e que tem em curso investimentos muito significativos, seja na área da automação, robótica ou sustentabilidade”. “Este é o momento da diplomacia. Estamos no mercado para ficar”, sublinha.
Segundo o World Footwear Yearbook, os Estados Unidos são o maior mercado mundial de calçado. Anualmente, são importados para o território norte-americano mais de 1.980 milhões de pares de calçado, em valores próximos dos 26 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros).
Tradicionalmente o maior fornecedor do mercado, a China detém uma quota próxima dos 60% (1.200 milhões de pares), seguida de Vietname (23% – 461 milhões de pares) e Indonésia (6% – 129 milhões de pares, em 2023).
Para Portugal, os Estados Unidos são um mercado estratégico, perfilando-se atualmente como o sexto destino das exportações lusas no setor. Na última década, as vendas portuguesas para os states duplicaram, atingindo valores próximos dos 100 milhões de euros, no final de 2024. “Ainda que já exportemos mais de 90% da produção para 170 países, consideramos o mercado norte-americano estratégico e a grande aposta da indústria portuguesa do calçado para a próxima época”, aponta Luís Onofre.
Também Carlos Moura, delegado da AICEP em Nova Iorque, afirma que “os Estados Unidos são um dos principais mercados para a oferta portuguesa, especialmente numa altura em que Portugal goza de grande popularidade entre os americanos”.
Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030
Entre participações em certames profissionais, realização de missões de compradores, parcerias com escolas de moda, presenças na semana de Moda de Nova Iorque ou patrocínio a figuras públicas são algumas das iniciativas previstas pelo setor do calçado português para a segunda metade de 2025.
“Atendendo que os meios ao dispor não são ilimitados, o esforço de promoção internacional exige uma eficiente aplicação de recursos”, recorda Luís Onofre. Nesse sentido, e no âmbito do Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, a APICCAPS selecionou 145 cidades prioritárias, 30% das quais nos Estados Unidos. “Entre as economias avançadas, é o país que oferece melhores perspetivas”, reforça.
Para Carlos Moura, da AICEP, “a grande estratégia para conquistar o mercado americano, sofisticado e um dos mais competitivos do globo, passa pela capacidade de investimento e resistência”. Defende que, mesmo em contexto de mudança, é um mercado que apresente “grandes oportunidades para as empresas portuguesas”. “Após vários anos de forte investimento, [o setor do calçado] começa a colher os frutos desse esforço”, finaliza.
Fonte: APICCAPS