Notícias

LIFE GreenShoes4All: Projeto europeu rumo à redução do impacto ambiental do calçado

sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Nova metodologia europeia para medir a pegada de carbono
LIFE GreenShoes4All: Projeto europeu rumo à redução do impacto ambiental do calçado

Dois anos após o lançamento do projeto LIFE GreenShoes4All, cofinanciado pela Comissão Europeia , “Implementação das Regras de Categoria de Pegada Ambiental do Produto, calçado ecológico inovador e reciclagem”, o consórcio tem o prazer de partilhar os resultados já alcançados e o que ainda se pretende atingir neste projeto, para uma economia circular, com vista ao  “Resíduo Zero para Aterro”.

Com um aumento do consumo de calçado em 2018 para 3,1 pares de sapatos per capita no planeta e os números preocupantes do desperdício global, o projeto LIFE GreenShoes4All tem como objetivo reduzir o impacte ambiental dos produtos de calçado e promover uma utilização mais eficiente dos recursos naturais. Isso será possível graças à implementação da metodologia Pegada Ambiental do Produto, em inglês, “Product Environmental Footprint (PEF)”, de novas abordagens para a reciclagem de resíduos poliméricos e do desenvolvimento de materiais reciclados e componentes inovadores com alto desempenho.


Nova metodologia europeia para medir a pegada de carbono
Para apoiar as empresas a atingir as expectativas dos consumidores em produtos mais sustentáveis, integrando, entre outros, os aspetos ambientais na conceção de novos conceitos de calçado com baixa pegada ambiental, os parceiros do projeto definiram uma metodologia e um Guia de Ecodesign disponibilizado em várias línguas.

A vantagem de um benchmarking é dupla: reduzirá custos e problemas que as empresas enfrentam e oferecerá aos consumidores uma compreensão clara dos rótulos utilizados.  Os parceiros estão a trabalhar em conjunto com marcas de moda e associações europeias no sentido de desenvolver e implementar e a metodologia europeia “PEF” para certas categorias de produtos de vestuário e calçado. O método “PEF” de calçado vai ainda ser implementado com o apoio do projeto LIFE GreenShoes4All.

Trocando o escritório pelo laboratório, os parceiros do projeto experimentaram materiais com resíduos poliméricos gerados durante os processos produtivos, com potencial para reciclagem e definiram os processos de pré-tratamento. O trabalho também inclui o desenvolvimento de novos materiais termoplásticos e termofixos reciclados. A implementação das abordagens LIFE GreenShoes4All contribuirá para reduzir as emissões de CO2 e de outros gases com efeito de estufa no setor do calçado, no sentido de uma economia de baixo carbono da UE, reforçando os objetivos dos enquadramentos ambientais, climáticos e energéticos da UE.

Os trabalhos do projeto LIFE GreenShoes4All estão a avançar para uma fase de implementação e o consórcio convida as empresas europeias de calçado interessadas a contactá-las para partilhar o seu percurso no sentido da produção de calçado de alto desempenho com baixa Pegada Ambiental.
 
Num futuro próximo, o método “PEF” pode tornar-se numa referência para medir o desempenho ambiental de produtos de calçado comercializados no mercado da UE e reduzir a expansão dos “rótulos verdes”.

Inquérito às empresas
Para apoiar os parceiros, solicitamos às empresas de calçado que preencham este inquérito

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em https://greenshoes4all.ctcp.pt ou através do contacto: [email protected] e [email protected]





1363

Voltar