O Design Biofílico é a prática de restabelecer a ligação entre as pessoas e a natureza no âmbito da arquitetura e do design. Envolve a tradução de elementos derivados da natureza em resultados de design que, em última análise, melhoram a saúde e o bem-estar dos ocupantes e promovem uma ligação com a natureza.
O Design Thinking é o conjunto de processos cognitivos, estratégicos e práticos com os quais as equipas de design desenvolvem o design de produto. Nos últimos anos, o conceito de Design Thinking tem-se orientado para a inovação de produtos e serviços. Nesta perspetiva, configura-se como um modelo de design que visa a resolução de problemas complexos através de uma visão e gestão criativas.
Estes serão os temas desenvolvidos no projeto Europeu BIODESIGN, que pretende ajudar as PME a disporem das ferramentas adequadas para conceberem e desenvolverem as suas empresas utilizando uma abordagem biofílica, ou para alargarem o roteiro de produtos de uma organização já estabelecida. Serão conduzidas através do processo de Design Thinking e do design centrado no ser humano, de modo a obterem uma série de fichas de trabalho e outras ferramentas que lhes permitirão desenvolver as suas empresas.
Para
avaliar as necessidades de formação, nesta área, o CTCP e os parceiros europeus deste projeto, estão a promover um
questionário online, que se
destina a funcionários de PME e que visa avaliar a existência de design biofílico numa empresa e determinar as competências/conhecimentos e consciência das pessoas na área da biofilia e do design thinking.
Assim, solicitamos o apoio no preenchimento deste curto questionário
aqui.
As respostas ajudarão os parceiros a construir um kit de ferramentas abrangente para apoiar empresas na área de design thinking e design biofílico.