Notícias

Guia Prático de Métodos e Tempos

E-book disponível para download

terça-feira, 3 de novembro de 2020
O CTCP produziu e desenvolveu mais um Guia do Empresário sobre Métodos e Tempos. O E-book já está disponível para download.
Guia Prático de Métodos e Tempos

Num cenário cada vez mais competitivo, a tendência é que as empresas procurem melhorar os processos e otimizar a produção. Ao analisar o dia a dia de uma atividade, percebe-se que o modo como é feito e o tempo gasto nessa atividade são aspetos determinantes para o sucesso (ou não) de um produto ou serviço. Neste sentido, as técnicas de Métodos e Tempos vêm auxiliar os gestores na análise dos processos de produção, definir métricas que lhes permitem analisar a sua produtividade e, por conseguinte, permite melhorar os resultados obtidos na empresa.

Cada tipo de empresa possui necessidades diferentes, por isso cada uma precisa de procedimentos de medição, de controlo de produção e de análise que se adeque às suas necessidades.

Para desenvolver este tema o CTCP promoveu a criação de um guia do empresário, designado de Métodos e Tempos, que pretende informar o utilizador das técnicas e ferramentas ao alcance das organizações, com a introdução desta área na estrutura da empresa.

A informação produzida e as ferramentas aplicadas permitirão à empresa reduzir custos operacionais pela via da otimização dos recursos humanos, equipamentos, eliminação de movimentações, retrabalho e redução da não qualidade. A questão a colocar é: como? Pela via do balanceamento de linhas, otimização de layout, criação de procedimentos de trabalho e sua padronização.

As técnicas abordadas no guia  precisam ser aplicadas de forma integrada para se atingirem os resultados esperados.

Com aplicação destas técnicas é possível obter um controlo total dos procedimentos de produção, tendo em consideração a capacidade produtiva e os objetivos a serem atingidos, o que compõe um ciclo com diferencial competitivo, duradouro e controlável.

Itens apresentados no Guia :
› Conceito e enquadramento da atividade de métodos e tempos.
› Conceito de método de trabalho e metodologias associadas.
› Análise e técnicas a aplicar para determinação de tempos.
› Informação e documentação gerada pela área de métodos e tempos.
› Resultados da aplicação de métodos e tempos.

Aceder ao GUIA completo  AQUI .


Este Guia foi  desenvolvido pelo CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal,no âmbito do projeto kit4foot, cofinanciado pelo FITEC, Programa Interface.




3794

Voltar

Relacionado