Notícias

GreenShoes4all: metodologia para quantificar a pegada ambiental do calçado

segunda-feira, 16 de setembro de 2019
GreenShoes4all: metodologia para quantificar a pegada ambiental do calçado

Implementar e disseminar uma metodologia para quantificar a Pegada Ambiental do calçado (PEF) e desenvolver soluções de ecodesign, recilagem e produção para redução da Pegada Ambiental do calçado é o principal objetivo do projeto LIFE GREENSHOES4ALL (https://greenshoes4all.ctcp.pt ), que visa  contribuir para que a indústria de calçado europeia seja líder em matéria de Sustentabilidade.

É com esta convicção que o consórcio do projeto LIFE GREENSHOES4ALL está a trabalhar, com o objetivo de criar uma metodologia para determinação da Pegada Ambiental do Produto(PAP), para apoiar as empresas do cluster do calçado a medir o desempenho ambiental dos seus produtos.

A metodologia PAP tem como objetivo incluir melhorias importantes para padronizar a determinação da Pegada Ambiental do Produto, incluindo a identificação das potenciais categorias de impacto, a serem analisadas, usando ferramentas de ACV; o estabelecimento de requisitos para a qualidade dos dados a analisar; e instruções técnicas para abordar os aspetos críticos da Análise do Ciclo de Vida (ACV).

O projeto irá propor metas mais tangíveis na seleção de matérias-primas, resíduos de polímeros (plástico, espumas, borracha, etc.) e emissões de gases com efeito de estufa. A transparência acrescida proporcionada por estas medidas poderá promover o ecodesign inovador, aumentar a confiança nas medidas do desempenho ambiental e abrir o mercado para os produtos ecológicos.

A indústria de calçado europeia quer tornar-se líder em matéria de sustentabilidade e para isso é essencial que existam iniciativas, como esta,  de cooperação entre equipas especializadas, de vários países a investigarem e desenvolverem materiais verdadeiramente ecológicos, bem como novos conceitos de produtos, baseados na avaliação da Pegada Ambiental.

A equipa do projeto inclui entidades de investigação, centros de formação, associações e fabricantes de calçado e componentes de diferentes países da Europa:  Bélgica, Portugal, Roménia e Espanha. Todos a trabalhar para alcançar os seguintes objetivos:
• Implementar o primeiro documento draft  das Regras de Categoria de Pegada Ambiental do Calçado da EU;
• Validar modelos de negócios sustentáveis para reciclagem de plástico no cluster do calçado.
• Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de novos processos de fabrico em 15%;
• Reduzir os resíduos de polímeros usados na produção do sapato em cerca de 70%.


O LIFE GreenShoes4All (greenshoes4all.eu), é um projeto europeu liderado pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, que iniciou em outubro de 2018  e tem a duração de 4 anos. Os trabalhos estão a decorrer e os parceiros estão a recolher, nos diferentes países, a opinião dos consumidores e das empresas num inquérito que está disponível online (AQUI). Em 2020,  será aberta a oportunidade a empresas interessadas em testar a nova metodologia e abordagens de ecodesign nos seus produtos.


Projeto LifeGreenShoes4All (LIFE17 ENV / PT / 000337): Footwear environmental footprint category rules implementation and innovative green shoes ecodesign and recycling, co-financiado pela UE. 


Fonte: ctcp
2061

Voltar