Notícias

Ferramentas de previsão e planeamento potenciam produção de calçado na AMF

Entrevista

quinta-feira, 15 de junho de 2023
Entrevista com André Santos, Diretor de TI da AMF – SAFETY SHOES, sobre os benefícios da implementação de Ferramentas de Planeamento e Produção Ágil.
Ferramentas de previsão e planeamento potenciam produção de calçado na AMF

A empresa AMF – SAFETY SHOES é um fabricante de calçado de segurança que se destaca pela sua dedicação à produção de calçado de alta qualidade e que segue rigorosos padrões de segurança, proporcionando proteção e conforto aos trabalhadores em diversos setores industriais. 

Recentemente, no âmbito do projeto GreenShoes 4.0 (https://greenshoes.ctcp.pt), a AMF introduziu ferramentas de previsão da procura e planeamento da produção no seu sistema de injeção. Estas ferramentas têm como principal objetivo otimizar a eficiência dos processos de produção, garantir o abastecimento adequados dos produtos e atender às necessidades dos clientes de forma mais eficaz.

Na entrevista que se segue, o CTCP foi perceber os detalhes desta implementação e os benefícios alcançados pela empresa com a adoção destas ferramentas inovadoras.

Nesta entrevista, o responsável por estes desenvolvimentos na empresa, André Santos, Diretor de TI, fala-nos sobre todo o processo de implementação e os  respetivos benefícios alcançados pela empresa com a adoção dessas ferramentas de planeamento e produção ágil de calçado injetado e como essa abordagem tem permitido que eles se destaquem no setor de calçados de segurança.

Quais foram os principais desafios enfrentados durante a implementação desta ferramenta de planeamento de calçado injetado na AMF e como é que vocês lidaram com eles?

Os desafios encontrados foram vários, desde a integração de dados e sistemas diferentes, os vários processos com especificidades diferentes em termos de execução e a capacitação da equipa de planeamento para utilizar a ferramenta desenvolvida. Para lidar com esses desafios, a AMF adotou abordagens como: a análise detalhada dos processos existentes e identificação das lacunas e pontos de melhoria; o estabelecimento de uma comunicação clara e efetiva com todas as partes envolvidas no processo de implementação, para garantir o alinhamento e a colaboração necessários e a realização de testes e ajustes da ferramenta antes da implantação completa, a fim de identificar e corrigir eventuais problemas.

Quais foram os resultados mensuráveis alcançados após a adoção dessa ferramenta? 

Os resultados mensuráveis alcançados após a adoção da ferramenta de planeamento foram de facto muitos e a vários níveis, nomeadamente:
- Melhoria da produtividade: A ferramenta de planeamento pode otimizar a ocupação da máquina, reduzir tempos de inatividade e melhorar o fluxo de trabalho, resultando em uma produção mais eficiente.
- Economia de tempo e recursos: Ao otimizar os processos de planeamento e reduzir a necessidade de retrabalho, a ferramenta pode economizar tempo e recursos valiosos.
- Redução de desperdícios e custos: Através de uma melhor programação e planeamento, a ferramenta pode ajudar a minimizar desperdícios de matéria-prima e reduzir custos operacionais.
- Aumento da satisfação do cliente: Com uma melhor gestão do tempo e cumprimento de prazos de entrega, a ferramenta pode contribuir para aumentar a satisfação do cliente.

Como é que lidam com as constantes mudanças dos mercados o e a necessidade de rápida adaptação na produção? Esta ferramenta de planeamento permite uma resposta ágil a esta mudanças? De que forma?

Lidar com as constantes mudanças de mercado e a necessidade de rápida adaptação na produção é um desafio importante para qualquer empresa. A ferramenta de planeamento de calçado injetado pode ajudar nesse sentido, permitindo uma resposta ágil às mudanças de várias maneiras, mas posse realçar as seguintes 4 áreas: 
1. Flexibilidade de programação: A ferramenta pode permitir uma reprogramação rápida e fácil da produção, levando em consideração as mudanças nas especificidades dos moldes, ordens de produção e outros fatores relevantes.
2. Análise de dados em tempo real: Com a ferramenta, é possível obter insights e análises em tempo real sobre o funcionamento da máquina e o desempenho do processo de injeção, o que possibilita ajustes rápidos e informados.
3. Integração de informações: A ferramenta pode integrar dados de diferentes sistemas e departamentos, facilitando a comunicação e colaboração entre equipes, permitindo uma adaptação mais ágil.
4. Capacidade de simulação: A ferramenta pode fornecer recursos de simulação que permitem avaliar o impacto de diferentes cenários de mudança, ajudando na tomada de decisões ágeis.

Considerando a experiência adquirida até ao momento, recomendaria esta ferramenta de planeamento do processo de injeção a outras empresas do setor do calçado? Porquê?

A ferramenta de planeamento de calçado injetado pode ser partilhada com outras empresas do setor do calçado, com as devidas adaptações às suas necessidades e processos específicos. A ferramenta implementada na AMF tem configurações e regras definidas para o nosso caso especifico. No entanto, outras empresas podem  beneficiar das vantagens que referi anteriormente, como: a melhoria da eficiência operacional, aumento da capacidade de resposta, redução de custos e melhoria da qualidade e satisfação do cliente.
No entanto, é importante ressaltar que cada empresa tem as suas próprias características e necessidades específicas, portanto, uma análise detalhada deve ser feita, pelo  implementador, antes de recomendar a ferramenta de planeamento num contexto específico.


Assista ao vídeo demonstrativo destas inovações, de planeamento e produção ágil de calçado injetado, implementadas na AMF.



648

Voltar