Notícias

Estudo Ibérico - Patentes e controlo de incêndios rurais

quarta-feira, 3 de agosto de 2022
Estudo Ibérico - Patentes e controlo de incêndios rurais

Foi feito um estudo ibérico, realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em conjunto com o Instituto Espanhol de Patentes e Marcas (OEPM), que recebeu como título “Patentes e controlo de incêndios rurais”.

Tal estudo revela quais as tecnologias mais promissoras na área do combate e controlo de incêndios rurais, revelando o papel decisivo que a propriedade industrial assume, também neste domínio, no incentivo à inovação. Dá ainda a conhecer as principais iniciativas e políticas adotadas, neste âmbito, na Península Ibérica. Integra ainda um capítulo dedicado à opinião da AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, IP), enquanto Instituto Público ao qual compete a análise integrada, o planeamento, a avaliação e a coordenação estratégica do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, incluindo a intervenção qualificada em eventos de elevado risco, relativa à prevenção e deteção de incêndios no nosso país.

Entre 2010 e 2021, foram publicados 3.137 documentos de patente ou modelos de utilidade diretamente relacionados com incêndios rurais. Na última década, o número de pedidos de patentes relacionados aqueles incêndios aumentou progressivamente em todo o mundo. Em 2021, foram publicados, a nível mundial, mais 357,66% pedidos de patente do que em 2011. Devendo salientar-se que nos últimos 5 anos, o número de pedidos aumentou a um ritmo acelerado, sendo Espanha o país da União Europeia que mais apresentou pedidos de patente no domínio dos incêndios rurais.
O estudo teve por base a informação técnica proporcionada pelas patentes sobre a gestão sustentável das florestas, a luta contra a desertificação, a prevenção da degradação do solo e a perda da biodiversidade, tendo como foco a evolução das patentes relacionadas com o controlo de incêndios rurais.

Tal estudo foi elaborado por examinadores de patentes do INPI e da OEPM, com a assessoria técnico-científica de especialistas do setor da Academia e de organismos nacionais competentes no combate e controlo dos incêndios em Espanha e Portugal.

Aceder ao estudo AQUI.

Fonte: https://inpi.justica.gov.pt/Portals/6/Patentescontrolo_incendios%20rurais_web.pdf

830

Voltar