Notícias

Ensaios de medição de peles no CTCP

quarta-feira, 9 de março de 2022
CTCP: Organismo de Verificação Metrológica de máquinas de medição das peles
 Ensaios de medição de peles no CTCP

O CTCP, desde 1994, que é um Organismo de Verificação Metrológica (OVM) de maquinas antropométricas. Disponibilizando às empresas ensaio de medição de peles e serviços relacionados.

Para além de realizar o ensaio o laboratório de ensaios emite o respetivo relatório técnico, para que, caso haja desvios, as empresas lesadas possam reclamar com o fornecedor, para que este reponha a diferença do material. Esta é também uma forma de medir o grau de (des)lealdade dos fornecedores. Para além disso, dispõe também de um serviço de verificação dos planímetros/máquinas de medir peles, para empresas que possuem equipamentos internamente.

A pele tem um peso significativo no preço final do calçado, é por isso importante garantir que a área marcada em cada pele corresponde à realidade. A verificação da dimensão por entidades e equipamentos acreditados, como é o caso do CTCP é essencial para que as empresas tenham a certeza que compram a quantidade certa para produzir a encomenda.

A experiência do CTCP, como entidade acreditada para efetuar ensaios de medição da área das peles, dita que uma grande percentagem de peles mede menos que a dimensão marcada.
Cerca de 90% das peles recebidas no CTCP, para verificação da área, tem em média cerca de -5% a -6%  do valor marcado, o que leva as empresas a incorrer em prejuízos, por vezes, avultados.


CTCP: Organismo de Verificação Metrológica de máquinas de medição  das peles

A realização de operações de controlo metrológico, para além de legalmente obrigatória, garante a exatidão do resultado das medições nos limites definidos regulamentarmente, tornando as transações comerciais mais justas e eficazes, contribuindo para a correção e transparência do comércio, facilitando o desenvolvimento do comércio mundial e a globalização dos mercados e reforçando a credibilidade e a confiança das medições.

Desde 1994 que o CTCP é um Organismo de Verificação Metrológica (OVM) de maquinas planimétricas,  acreditado para realizar operações de primeira verificação dos instrumentos de medição de área de peles, bem como operações de primeira verificação após reparação, e de verificação periódica a todos os modelos aprovados (publicação em despacho nº 944/2023).

Os técnicos do CTCP, responsáveis por este serviço, deslocam-se às empresas  para prestar este serviço nos planímetros/máquinas planimétricas que  possuam nas vossas instalações.

Para mais informações contacte-nos :  [email protected] ou [email protected]

823

Voltar