Notícias

Em que nível está a sua empresa na implementação de estratégias de cibersegurança?

quarta-feira, 25 de outubro de 2023
CTCP apoia as empresas
Em que nível está a sua empresa na implementação de estratégias de cibersegurança?


Em outubro, celebra-se o Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM) e o Pólo de Inovação Digital da Moda (DIGI4FASHION), juntou-se a estas comemorações, alertando as PME do setor da moda, para a importância em apostar na Cibersegurança, com a realização de um Webinar, no passado dia 24 de outubro e com o lançamento de um novo serviço de apoio às empresas.

Assistimos atualmente a um aumento acentuado dos ataques de phishing e ciberataques.  64% das empresas em todo o mundo experimentaram já pelo menos uma forma de ataque cibernético e talvez mais preocupante seja o facto de 95% de todos as violações de segurança cibernética serem causadas principalmente por erro humano. Tais estatísticas realçam a ameaça permanente que as organizações enfrentam e a necessidade de assegurar a consciência da segurança cibernética a todos os níveis, confirmando a importância da implementação de medidas preventivas.

Neste contexto e de forma a apoiar o setor, no Webinar promovido ontem: Estratégias Essenciais de Cibersegurança nas Empresas, especialistas em cibersegurança partilharam estratégias vitais para proteger as empresas e os seus ativos.

O Webinar iniciou com Cristina Marques, coordenadora no CTCP do projeto Digi4fashion, a apresentar o Polo Digital da Moda e os serviços que este disponibiliza às empresas do setor da moda, no qual se insere o serviço de consultoria na área da cibersegurança.

António Costa, consultor do Centro Nacional de Cibersegurança alertou os participantes para os diferentes riscos a que as empresas estão expostas realçando a falta de mão de obra especializada nesta área e a importância e o papel dos polos de inovação para colmatar esta lacuna.

Paulo Conceição, responsável pelos sistemas de informação do CTCP e Luis Lima, consultor de Cibersegurança e Gestão de Redes Informáticas, apresentaram alguns dos maiores desafios e ameaças da atualidade, bem como as melhores práticas de segurança a adotar pelas empresas, nomeadamente consciencializar a equipa para esta questão e avaliar e mitigar os riscos de segurança .
Paulo Conceição apresentou ainda o novo serviço do CTCP de consultoria e apoio às empresas.

A última apresentação coube a Serafim Fonseca, Diretor dos Sistemas de Informação do Grupo Impetus, que partilhou com os participantes a estratégia implementada e que assenta em 4 pilares: prevenir, proteger, detetar e recuperar.  Reforçou ainda que  “a cibersegurança é um dos fatores mais importantes nas organizações, nos dias de hoje. E não diz respeito apenas aos sistemas de informação, mas a todas as pessoas da organização desde a gestão de topo até às pessoas da planta fabril”.


CTCP lança novo serviço de consultoria na área da cibersegurança

No âmbito do Pólo de Inovação Digital da Moda - DIGI4FASHION, o CTCP está a preparar um serviço de consultoria às empresas na área da cibersegurança, que visa apoiar as empresas do cluster do calçado e está estruturado nas seguintes 3 fases:

1: Análise: Visa identificar, analisar e priorizar todos os riscos de segurança na infraestrutura tecnológica da empresa. Nesta fase serão analisadas as vulnerabilidades em toda a infraestrutura e será elaborado e recomendado um plano de ação.

2: Implementação: As recomendações de segurança propostas, serão analisadas e implementadas com apoio do departamento TI ou parceiro tecnológico da empresa.

3: Manutenção: Inclui verificação periódica do funcionamento de toda a infraestrutura tecnológica da empresa. Nesta fase será elaborado um plano de formação/ação que envolva todos os intervenientes. Nesta fase está ainda previsto uma supervisão e aconselhamento relativos a proteção de dados para que as empresas estejam de acordo com o RGPD (Regulamento geral de proteção de dados).

Este serviço promovido no âmbito do DiGI4FASHION terá um custo reduzido para as empresas, por ser integrado no âmbito do projeto financiado.

Para mais informações contacte-nos: [email protected] ou  [email protected]


O Polo de Inovação Digital da Moda (DIGI4FASHION) está disponível, para apoiar as empresas que pretendam apostar na área da cibersegurança.





860

Voltar