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De pele e mantas se fazem botas

De pele e mantas se fazem botas

João Mesquita, Tiago Bilbao, Miguel Basto e Bruno Marfim, todos com 30 anos, nem faziam ideia de que produzir um par de sapatos desse tanto trabalho. E também não descobriram a tempo de desistir: quando perceberam, a Buenos Aires estava prestes a ser lançada. Os quatro amigos andaram nos últimos dois anos a pensar numa maneira de se lançarem num negócio em nome próprio. "Temos um amigo que tem o típico botim do agricultor alentejano. Ele usava as botas frequentemente, em várias ocasiões, e ficava bem. Achámos que tinha todo o potencial para ser transformado num negócio: uma coisa tipicamente portuguesa, na ótica da qualidade e do aspeto - as botas duram uma vida inteira mas não são propriamente confortáveis, porque são feitas de uma pele mais dura", diz João, comissário de bordo e um dos fundadores da marca de calçado portuguesa.
 
Depois de pensarem no conceito, procuraram um designer para desenhar os modelos: o resultado é a colaboração com Madalena Braga, designer da Buenos Aires e responsável pela primeira coleção da marca com 26 modelos, para homem e mulher. A Buenos Aires demorou um ano e meio a ser pensada e implicou um investimento de 30 mil euros - só capitais próprios. A primeira coleção acaba de ser lançada.
 
Todas as botas são feitas à mão, artesanalmente, em Santa Maria da Feira. Algumas, com aplicações, têm mantas de Monsaraz. São todas 100% portuguesas. "Saímos do clássico. Se alguém me dissesse que ia apostar numa nova marca e entrar no mercado português com uma marca de calçado eu duvidaria. Mas apresentámos algo novo, original. As pessoas gostam disso", diz João.
 
Para começarem a vender Buenos Aires meteram as botas em malas, enviaram e-mails, telefonaram e andaram de porta em porta a mostrar os sapatos. "É muito diferente receber um mail com o catálogo ou mexer no produto, sentir a qualidade. Percebemos que isso fazia toda a diferença", recorda Tiago. "Em Portugal somos o ex-líbris do calçado no mundo inteiro. Exportamos 98% do que produzimos, o que é uma loucura. Não quisemos deixar de pôr o nosso produto em Portugal, entendemos que é uma coisa muito nossa e que o país precisa destas iniciativas", diz Tiago. João acrescenta: "Quisemos apostar numa marca de muita qualidade, moderna e, quem sabe, fazê-la crescer para outras áreas. A estratégia da marca passa pela expansão internacional e pela aposta na comunicação da marca: os mercados do Reino Unido e dos países nórdicos são uma das apostas mais imediatas, esclarece Tiago. "Vamos agora definir uma nova estratégia comercial para apostar no mercado externo. A partir de 2014 queremos ter duas coleções por ano. De dia para dia acreditamos mais no projeto. Agora, é meter as botas numa mala e começar a marcar viagens e andar porta-a-porta. Os modelos são muito vistosos, vão fazer sucesso na rua. Vai perceber-se muito bem do que se está a falar quando se fala de Buenos Aires."
 
O preço das botas Buenos Aires World varia entre os 140 e os 180 euros. Todos os modelos estão disponíveis para consulta no catálogo online e na página do Facebook da marca . Os modelos podem ser comprados nas lojas Be Gorgeous, Belkiss e Mood (Lisboa), Flowerin (Cascais) e El Armadillo (Madrid).

Fonte: DinheiroVivo,10out.2012
Data Publicação: sexta-feira, 19 de outubro de 2012
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