O CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal recebeu, de 24 a 28 de novembro, um grupo de formadores, professores e tutores de empresas croatas para uma semana de capacitação, no âmbito do projeto SHOEPRO, integrado no programa europeu Erasmus+. A iniciativa teve o objetivo de reforçar a assimilação dos conteúdos formativos do projeto e apoiar a transferência de ferramentas pedagógicas existentes para a prática letiva.
Ao longo da semana, os participantes tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades técnicas e pedagógicas concebidas para os preparar para a implementação de um novo currículo, desenvolvido no âmbito do SHOEPRO.
O programa incluiu workshops dedicados à inovação e à criatividade, incluindo metodologias de design thinking e sessões práticas de impressão 3D, personalização de produto e prototipagem.
Houve ainda sessões sobre lean manufacturing e robótica, complementadas por visitas às empresas Tropimática, referência em soluções de automação, e DCSI Pro, especializada em maquinagem de precisão e componentes técnicos avançados para o setor do calçado. Puderam observar equipamentos made in Portugal desenvolvidos no âmbito da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, que visam a automatização de operações.
Temas como sustentabilidade e economia circular também integraram o programa, sendo promovido um workshop sobre o Passaporte Digital do Produto e uma visita guiada à exposição do CTCP de São João da Madeira de novos materiais sustentáveis, desenvolvidos no âmbito do projeto BioShoes4All.
Visitaram ainda os produtores de solas Bolflex e ISI, podendo observar práticas industriais inovadoras e sustentáveis, implementadas por estas empresas portuguesas de componentes.
Com a semana a concluir-se, os participantes dedicaram-se à análise, melhoria e validação do manual de formação do projeto SHOEPRO, garantindo orientações para a adoção das respetivas metodologias.
Brevemente, será disponibilizado um Knowledge Hub no site do projeto que dará acesso a vários conteúdos formativos.
Para mais informações, consulte o site do SHOEPRO.
