Notícias

CTCP Podcast: Diferentes tipos de curtimenta do couro

Novo episódio

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
5º episódio do ciclo "o couro é sustentável"
CTCP Podcast: Diferentes tipos de curtimenta do couro

Sabia que existem diversos tipos de curtimenta de couro e produtos que podem ser utilizados para melhorar esse processo e torná-lo mais sustentável? E que o principal objetivo deste processo é aumentar a estabilidade hidrotérmica das peles, de forma a tornar o couro num material durável, estável e resistente ao ataque de organismos e enzimas? Que medidas preventivas poderão ser adotadas pela indústria de curtumes de maneira a prevenir a formação de crómio VI?

Neste 5º episódio do CTCP Podcast, as respostas a estas e outras perguntas são-nos dadas por António Alfredo Crispim Ribeiro. Inserido no ciclo de podcast: o couro é sustentável, este 5º episódio é dedicado aos diferentes tipos de curtimenta do couro.

Orador
António Alfredo Crispim Ribeiro, professor do Departamento de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) de 1983 a 2021, tendo sido Professor Coordenador de 2000 a 2021, assumindo a Direção do Mestrado de Engenharia Química de 2007 a 2019, e tendo sido Investigador Responsável do Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) do ISEP de 2008 a 2020. Tem desenvolvido uma atividade científica muito ligada à indústria, em particular à indústria de curtumes na qual exerceu atividade técnica de 1979 a 2004 na Monteiro Ribas Indústrias, SA. Tem participado em diversas atividades científicas como: publicação de artigos, participação em conferências, coordenação de projetos com a indústria, tendo sido responsável por uma série de projetos no âmbito do Programa IDEIA, do Programa QREN e do Portugal 2020.



Nos próximos episódios vamos falar de temas como: Os diferentes tipos de curtimenta e acabamentos do couro.

Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e Google Podcasts, para receber notificação sempre que lançamos novos episódios.

Este Podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto Bioshoes4all - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do Fundos Europeus NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.



 


759

Voltar