Notícias

CTCP apoia empresas na verificação da segurança dos equipamentos de trabalho

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
CTCP apoia empresas na verificação da segurança dos equipamentos de trabalho

Garantir que os equipamentos de trabalho são adequados à função que desempenham e que garantem a segurança e a saúde dos trabalhadores durante a sua utilização, é uma obrigação legal do empregador.

Para isso, as empresas têm que realizar, periodicamente, operações de verificação, inspeção e ensaio dos seus equipamentos de trabalho. Esta verificação deve cumprir os requisitos legais estabelecidos no DL nº 50/2005, 25 de Fevereiro, que determina as prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização dos equipamentos de trabalho. Estão incluídas nesta categoria qualquer máquina, aparelho, ferramenta ou instalação utilizada nas empresas.
No sentido de apoiar as empresas, o CTCP disponibiliza um serviço técnico, realizado por especialistas qualificados, na verificação de equipamentos de trabalho e com conhecimentos e experiência no tipo de equipamentos utilizados na indústria de calçado.
Para além de ser uma obrigação legal das entidades empregadoras, ter uma boa gestão da Segurança e Saúde no Trabalho leva à melhoria do desempenho e da produtividade das empresas. Esta é a conclusão da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, que reúne diversos estudos de caso que mostram que existe uma relação direta entre estas duas variáveis. 

Para mais informações sobre este serviço contacte-nos para: Joana Catarino ou Rui Moreira Telefone: 256 830 950 E-mail: [email protected]

Fonte: ctcp
5475

Voltar